Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/763
Título: | O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo |
Autor: | Brás, Patrícia Maria Guerreiro Silva |
Orientador: | Fernandes, José Pedro |
Palavras-chave: | Expressão plástica Necessidades educativas especiais Défice cognitivo Comunicação |
Data: | 2014 |
Editora: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citação: | Brás, P. (2014). O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | A Expressão Plástica provoca grande interesse na generalidade das crianças. Este interesse tende a ser maior em idade Pré-escolar pois é nesta fase que a criança está mais predisposta a experimentar e vivenciar atividades ligadas à Expressão Plástica. Desta forma, procurou-se com esta pesquisa verificar quais os contributos da Expressão Plástica para a promoção da comunicação de crianças com Défice Cognitivo em contexto pré-escolar. Os fundamentos teóricos estabeleceram-se através de uma pesquisa bibliográfica de forma a esclarecer os conceitos essenciais inerentes à respetiva problemática. A pesquisa deste projeto assumiu-se como uma investigação-ação, do tipo descritiva e interpretativa, em que se adotou uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados utilizaram-se instrumentos e técnicas, tais como a análise documental referente ao tema, entrevistas às Técnicas que acompanhavam a criança e observações naturalistas. No tratamento da informação recolhida, a técnica usada para a categorização e sistematização dos dados obtidos assentou na análise de conteúdo. Através do presente estudo foi possível confirmar que os contributos da Expressão Plástica são uma maisvalia para a promoção da Comunicação de crianças com Défice Cognitivo. Quando trabalhada em interdisciplinaridade com as outras áreas, estimula e promove o gosto pela escola e pelas aprendizagens e por consequência contribui para um maior desenvolvimento da Comunicação das crianças com Défice Cognitivo. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/763 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Brás.pdf | 14.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.