Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, José Pedro | - |
dc.contributor.author | Brás, Patrícia Maria Guerreiro Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T13:21:56Z | - |
dc.date.available | 2015-01-16 | - |
dc.date.available | 2015-01-28T13:21:56Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Brás, P. (2014). O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/763 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014 | pt_PT |
dc.description.abstract | A Expressão Plástica provoca grande interesse na generalidade das crianças. Este interesse tende a ser maior em idade Pré-escolar pois é nesta fase que a criança está mais predisposta a experimentar e vivenciar atividades ligadas à Expressão Plástica. Desta forma, procurou-se com esta pesquisa verificar quais os contributos da Expressão Plástica para a promoção da comunicação de crianças com Défice Cognitivo em contexto pré-escolar. Os fundamentos teóricos estabeleceram-se através de uma pesquisa bibliográfica de forma a esclarecer os conceitos essenciais inerentes à respetiva problemática. A pesquisa deste projeto assumiu-se como uma investigação-ação, do tipo descritiva e interpretativa, em que se adotou uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados utilizaram-se instrumentos e técnicas, tais como a análise documental referente ao tema, entrevistas às Técnicas que acompanhavam a criança e observações naturalistas. No tratamento da informação recolhida, a técnica usada para a categorização e sistematização dos dados obtidos assentou na análise de conteúdo. Através do presente estudo foi possível confirmar que os contributos da Expressão Plástica são uma maisvalia para a promoção da Comunicação de crianças com Défice Cognitivo. Quando trabalhada em interdisciplinaridade com as outras áreas, estimula e promove o gosto pela escola e pelas aprendizagens e por consequência contribui para um maior desenvolvimento da Comunicação das crianças com Défice Cognitivo. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Expressão plástica | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Défice cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.title | O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 205 f. | pt_PT |
degois.identifier.tid | 202150895 | - |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Brás.pdf | 14.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.