TY: THES T1 - O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo A1 - Brás, Patrícia Maria Guerreiro Silva N2 - A Expressão Plástica provoca grande interesse na generalidade das crianças. Este interesse tende a ser maior em idade Pré-escolar pois é nesta fase que a criança está mais predisposta a experimentar e vivenciar atividades ligadas à Expressão Plástica. Desta forma, procurou-se com esta pesquisa verificar quais os contributos da Expressão Plástica para a promoção da comunicação de crianças com Défice Cognitivo em contexto pré-escolar. Os fundamentos teóricos estabeleceram-se através de uma pesquisa bibliográfica de forma a esclarecer os conceitos essenciais inerentes à respetiva problemática. A pesquisa deste projeto assumiu-se como uma investigação-ação, do tipo descritiva e interpretativa, em que se adotou uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados utilizaram-se instrumentos e técnicas, tais como a análise documental referente ao tema, entrevistas às Técnicas que acompanhavam a criança e observações naturalistas. No tratamento da informação recolhida, a técnica usada para a categorização e sistematização dos dados obtidos assentou na análise de conteúdo. Através do presente estudo foi possível confirmar que os contributos da Expressão Plástica são uma maisvalia para a promoção da Comunicação de crianças com Défice Cognitivo. Quando trabalhada em interdisciplinaridade com as outras áreas, estimula e promove o gosto pela escola e pelas aprendizagens e por consequência contribui para um maior desenvolvimento da Comunicação das crianças com Défice Cognitivo. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/763 Y1 - 2014 PB - Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação