Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5708
Title: | Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. |
Authors: | Dias, Ana Isidoro, Rui Santos, Carla |
Keywords: | Avaliação de riscos profissionais Sala de aula invertida Ensino Superior |
Issue Date: | 31-Aug-2021 |
Publisher: | Amplla |
Citation: | Dias, A., Isidoro, R. & Santos, C. (2021). Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. In M. P. Santos, S. A. Junior, & I. A. F. Leal (Orgs.), Metodologias ativas e ensino híbrido: Potencialidades e desafios (pp. 11-22). Amplla. https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1 |
Abstract: | O modelo de sala de aula invertida permite articular uma metodologia ativa, promotora de uma aprendizagem significativa, com uma visão de sala de aula que transcende o seu espaço físico. Originalmente e tradicionalmente assente numa troca de cenário entre as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, o conceito de sala de aula invertida vem-se diversificando e expandindo, viabilizando uma vertente totalmente à distância. Na sequência do encerramento dos estabelecimentos de ensino motivado pela pandemia por COVID-19, as atividades letivas passaram a depender integralmente da tecnologia para a interação e comunicação entre professores e alunos. Nestas circunstâncias, a unidade curricular de Avaliação de Riscos Profissionais, de um mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho de uma instituição de ensino superior em Portugal, foi adequada ao ensino a distância no ano letivo de 2020-2021. Neste trabalho descrevemos a prática pedagógica baseada no modelo de sala de aula invertida em cenário de ensino não presencial, em que, a partir da disponibilização dos conteúdos instrucionais para estudo autónomo, se explorou a possibilidade de salas simultâneas da plataforma Zoom, durante as aulas online, para trabalho colaborativo. O recurso ao modelo de sala de aula invertida, teve em consideração o seu caráter potenciador de um ambiente de aprendizagem ativa e interativa e a sua adequação aos objetivos da unidade curricular, conferindo um estímulo na autonomia e fortalecimento das competências dos alunos na elaboração de avaliações de riscos profissionais, que constitui uma ferramenta fundamental para os Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5708 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1 |
ISBN: | 978-65-88332-50-4 |
Publisher version: | http://ampllaeditora.com.br/ |
Appears in Collections: | D-ENG - Livros e Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atividade de avaliação de riscos profissionais_PDFA.pdf | 599.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License