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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5708
Título: | Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. |
Autor: | Dias, Ana Isidoro, Rui Santos, Carla |
Palavras-chave: | Avaliação de riscos profissionais Sala de aula invertida Ensino Superior |
Data: | 31-Ago-2021 |
Editora: | Amplla |
Citação: | Dias, A., Isidoro, R. & Santos, C. (2021). Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. In M. P. Santos, S. A. Junior, & I. A. F. Leal (Orgs.), Metodologias ativas e ensino híbrido: Potencialidades e desafios (pp. 11-22). Amplla. https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1 |
Resumo: | O modelo de sala de aula invertida permite articular uma metodologia ativa, promotora de uma aprendizagem significativa, com uma visão de sala de aula que transcende o seu espaço físico. Originalmente e tradicionalmente assente numa troca de cenário entre as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, o conceito de sala de aula invertida vem-se diversificando e expandindo, viabilizando uma vertente totalmente à distância. Na sequência do encerramento dos estabelecimentos de ensino motivado pela pandemia por COVID-19, as atividades letivas passaram a depender integralmente da tecnologia para a interação e comunicação entre professores e alunos. Nestas circunstâncias, a unidade curricular de Avaliação de Riscos Profissionais, de um mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho de uma instituição de ensino superior em Portugal, foi adequada ao ensino a distância no ano letivo de 2020-2021. Neste trabalho descrevemos a prática pedagógica baseada no modelo de sala de aula invertida em cenário de ensino não presencial, em que, a partir da disponibilização dos conteúdos instrucionais para estudo autónomo, se explorou a possibilidade de salas simultâneas da plataforma Zoom, durante as aulas online, para trabalho colaborativo. O recurso ao modelo de sala de aula invertida, teve em consideração o seu caráter potenciador de um ambiente de aprendizagem ativa e interativa e a sua adequação aos objetivos da unidade curricular, conferindo um estímulo na autonomia e fortalecimento das competências dos alunos na elaboração de avaliações de riscos profissionais, que constitui uma ferramenta fundamental para os Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5708 |
DOI: | https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1 |
ISBN: | 978-65-88332-50-4 |
Versão do Editor: | http://ampllaeditora.com.br/ |
Aparece nas coleções: | D-ENG - Livros e Capítulo de livro |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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