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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5708
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Ana-
dc.contributor.authorIsidoro, Rui-
dc.contributor.authorSantos, Carla-
dc.date.accessioned2023-01-10T12:38:24Z-
dc.date.available2023-01-10T12:38:24Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationDias, A., Isidoro, R. & Santos, C. (2021). Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. In M. P. Santos, S. A. Junior, & I. A. F. Leal (Orgs.), Metodologias ativas e ensino híbrido: Potencialidades e desafios (pp. 11-22). Amplla. https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1por
dc.identifier.isbn978-65-88332-50-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5708-
dc.description.abstractO modelo de sala de aula invertida permite articular uma metodologia ativa, promotora de uma aprendizagem significativa, com uma visão de sala de aula que transcende o seu espaço físico. Originalmente e tradicionalmente assente numa troca de cenário entre as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, o conceito de sala de aula invertida vem-se diversificando e expandindo, viabilizando uma vertente totalmente à distância. Na sequência do encerramento dos estabelecimentos de ensino motivado pela pandemia por COVID-19, as atividades letivas passaram a depender integralmente da tecnologia para a interação e comunicação entre professores e alunos. Nestas circunstâncias, a unidade curricular de Avaliação de Riscos Profissionais, de um mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho de uma instituição de ensino superior em Portugal, foi adequada ao ensino a distância no ano letivo de 2020-2021. Neste trabalho descrevemos a prática pedagógica baseada no modelo de sala de aula invertida em cenário de ensino não presencial, em que, a partir da disponibilização dos conteúdos instrucionais para estudo autónomo, se explorou a possibilidade de salas simultâneas da plataforma Zoom, durante as aulas online, para trabalho colaborativo. O recurso ao modelo de sala de aula invertida, teve em consideração o seu caráter potenciador de um ambiente de aprendizagem ativa e interativa e a sua adequação aos objetivos da unidade curricular, conferindo um estímulo na autonomia e fortalecimento das competências dos alunos na elaboração de avaliações de riscos profissionais, que constitui uma ferramenta fundamental para os Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAmpllapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAvaliação de riscos profissionaispor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleAtividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior.por
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ampllaeditora.com.br/por
degois.publication.firstPage11por
degois.publication.lastPage22por
degois.publication.titleMetodologias ativas e ensino híbrido [e-book]: potencialidades e desafiospor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1por
Appears in Collections:D-ENG - Livros e Capítulo de livro

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