Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5708
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Ana | - |
dc.contributor.author | Isidoro, Rui | - |
dc.contributor.author | Santos, Carla | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T12:38:24Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10T12:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | Dias, A., Isidoro, R. & Santos, C. (2021). Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. In M. P. Santos, S. A. Junior, & I. A. F. Leal (Orgs.), Metodologias ativas e ensino híbrido: Potencialidades e desafios (pp. 11-22). Amplla. https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1 | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-88332-50-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5708 | - |
dc.description.abstract | O modelo de sala de aula invertida permite articular uma metodologia ativa, promotora de uma aprendizagem significativa, com uma visão de sala de aula que transcende o seu espaço físico. Originalmente e tradicionalmente assente numa troca de cenário entre as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, o conceito de sala de aula invertida vem-se diversificando e expandindo, viabilizando uma vertente totalmente à distância. Na sequência do encerramento dos estabelecimentos de ensino motivado pela pandemia por COVID-19, as atividades letivas passaram a depender integralmente da tecnologia para a interação e comunicação entre professores e alunos. Nestas circunstâncias, a unidade curricular de Avaliação de Riscos Profissionais, de um mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho de uma instituição de ensino superior em Portugal, foi adequada ao ensino a distância no ano letivo de 2020-2021. Neste trabalho descrevemos a prática pedagógica baseada no modelo de sala de aula invertida em cenário de ensino não presencial, em que, a partir da disponibilização dos conteúdos instrucionais para estudo autónomo, se explorou a possibilidade de salas simultâneas da plataforma Zoom, durante as aulas online, para trabalho colaborativo. O recurso ao modelo de sala de aula invertida, teve em consideração o seu caráter potenciador de um ambiente de aprendizagem ativa e interativa e a sua adequação aos objetivos da unidade curricular, conferindo um estímulo na autonomia e fortalecimento das competências dos alunos na elaboração de avaliações de riscos profissionais, que constitui uma ferramenta fundamental para os Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Amplla | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Avaliação de riscos profissionais | por |
dc.subject | Sala de aula invertida | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.title | Atividade de avaliação de riscos profissionais: uma experiência no modelo de sala de aula invertida no ensino superior. | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://ampllaeditora.com.br/ | por |
degois.publication.firstPage | 11 | por |
degois.publication.lastPage | 22 | por |
degois.publication.title | Metodologias ativas e ensino híbrido [e-book]: potencialidades e desafios | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-1 | por |
Appears in Collections: | D-ENG - Livros e Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atividade de avaliação de riscos profissionais_PDFA.pdf | 599.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License