Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720
wcag
Título: A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Autor: Morais, António Manuel Fagulha
Orientador: Espírito Santo, José António Reis do
Palavras-chave: Educação especial
Monitorização e currículo específico individual
Data: 11-Jul-2017
Citação: Morais, A. (2017). A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720
Designação: Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António Morais.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons