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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4707
Título: | A Integração da expressão dramática/teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do Ensino Básico |
Autor: | Campaniço, Ana Lúcio Costa |
Orientador: | André, Maria do Céu Lopes da Silva Silva, David Rodrigues |
Palavras-chave: | Educação artística Expressão dramática/teatro Prática reflexiva Expressão Criação Aprendizagens |
Data: | 24-Jan-2018 |
Citação: | Campaniço, A. (2017). A Integração da expressão dramática/teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
Resumo: | O presente estudo debruça-se sobre a integração da Expressão Dramática/Teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do ensino básico, e apresenta os seguintes objetivos/linhas orientadoras: • Conhecer a atuação educativa de uma Educadora de Infância e de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, relativamente à área da Expressão Dramática/Teatro; • Identificar que experiências/situações de aprendizagem, nesta área, são proporcionadas aos educandos, num contexto de Educação Pré-Escolar e num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico; • Contribuir para a melhoria da atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática/Teatro. Para a realização do mesmo, optou-se por uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação. Pois, como afirma Arends (1995): "A Investigação na acção e para a acção é um (...) excelente guia para orientar as práticas educativas, com o objectivo de melhorar o ensino e os ambientes de aprendizagem na sala de aula" (p.45). Quanto às técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, foram adotados: a observação (participante); o diário de formação; as grelhas de observação e registo; as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma; e a consulta e análise de documentos. Face à recolha e análise de dados procedeu-se à elaboração de um plano de intervenção, com um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática. As atividades que integraram o plano foram sendo avaliadas para compreender o seu impacto e, sempre que necessário, as planificações eram reformuladas. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4707 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
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