Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4707
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndré, Maria do Céu Lopes da Silva-
dc.contributor.advisorSilva, David Rodrigues-
dc.contributor.authorCampaniço, Ana Lúcio Costa-
dc.date.accessioned2018-09-27T13:38:32Z-
dc.date.available2018-09-27T13:38:32Z-
dc.date.issued2018-01-24-
dc.identifier.citationCampaniço, A. (2017). A Integração da expressão dramática/teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4707-
dc.description.abstractO presente estudo debruça-se sobre a integração da Expressão Dramática/Teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do ensino básico, e apresenta os seguintes objetivos/linhas orientadoras: • Conhecer a atuação educativa de uma Educadora de Infância e de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, relativamente à área da Expressão Dramática/Teatro; • Identificar que experiências/situações de aprendizagem, nesta área, são proporcionadas aos educandos, num contexto de Educação Pré-Escolar e num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico; • Contribuir para a melhoria da atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática/Teatro. Para a realização do mesmo, optou-se por uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação. Pois, como afirma Arends (1995): "A Investigação na acção e para a acção é um (...) excelente guia para orientar as práticas educativas, com o objectivo de melhorar o ensino e os ambientes de aprendizagem na sala de aula" (p.45). Quanto às técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, foram adotados: a observação (participante); o diário de formação; as grelhas de observação e registo; as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma; e a consulta e análise de documentos. Face à recolha e análise de dados procedeu-se à elaboração de um plano de intervenção, com um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática. As atividades que integraram o plano foram sendo avaliadas para compreender o seu impacto e, sempre que necessário, as planificações eram reformuladas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectExpressão dramática/teatropor
dc.subjectPrática reflexivapor
dc.subjectExpressãopor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectAprendizagenspor
dc.titleA Integração da expressão dramática/teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination177 f.por
degois.identifier.tid201865459por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Campaniço.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons