Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4707
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | André, Maria do Céu Lopes da Silva | - |
dc.contributor.advisor | Silva, David Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Campaniço, Ana Lúcio Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T13:38:32Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T13:38:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-24 | - |
dc.identifier.citation | Campaniço, A. (2017). A Integração da expressão dramática/teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4707 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo debruça-se sobre a integração da Expressão Dramática/Teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do ensino básico, e apresenta os seguintes objetivos/linhas orientadoras: • Conhecer a atuação educativa de uma Educadora de Infância e de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, relativamente à área da Expressão Dramática/Teatro; • Identificar que experiências/situações de aprendizagem, nesta área, são proporcionadas aos educandos, num contexto de Educação Pré-Escolar e num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico; • Contribuir para a melhoria da atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática/Teatro. Para a realização do mesmo, optou-se por uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação. Pois, como afirma Arends (1995): "A Investigação na acção e para a acção é um (...) excelente guia para orientar as práticas educativas, com o objectivo de melhorar o ensino e os ambientes de aprendizagem na sala de aula" (p.45). Quanto às técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, foram adotados: a observação (participante); o diário de formação; as grelhas de observação e registo; as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma; e a consulta e análise de documentos. Face à recolha e análise de dados procedeu-se à elaboração de um plano de intervenção, com um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática. As atividades que integraram o plano foram sendo avaliadas para compreender o seu impacto e, sempre que necessário, as planificações eram reformuladas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação artística | por |
dc.subject | Expressão dramática/teatro | por |
dc.subject | Prática reflexiva | por |
dc.subject | Expressão | por |
dc.subject | Criação | por |
dc.subject | Aprendizagens | por |
dc.title | A Integração da expressão dramática/teatro na gestão do currículo, num grupo de educação pré-escolar e num grupo de 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 177 f. | por |
degois.identifier.tid | 201865459 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Campaniço.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License