Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/706
wcag
Título: A influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsia
Autor: Lampreia, Anabela Palma
Orientador: Espírito Santo, José António
Palavras-chave: Epilepsia
Crises epilépticas
Plano de intervenção
Objectivos
Avaliação
Data: 2013
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Lampreia, A. (2013). A influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsia. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O trabalho aqui apresentado, refere-se a uma investigação de carácter qualitativo, na qual se adoptou uma perspectiva híbrida, porquanto se desenvolveu um estudo de caso relativamente a um aluno com epilepsia, tendo também sido utilizada a metodologia de investigação-acção. O aluno, a que se refere este estudo tem um tumor cerebral e foi após a primeira intervenção cirúrgica que surgiram as crises epilépticas. Esta investigação tem os seguintes objectivos: conhecer a relação entre o surgimento ou não das crises epilépticas e o seu desempenho escolar; identificar as metodologias mais adequadas para a aquisição dos pré requisitos necessários para trabalhar conteúdos de primeiro ano, assim como, para trabalhar algumas competências de matemática e de leitura e escrita, do ano que o aluno frequenta; avaliar no final, se o aluno adquiriu as competências traçadas no Plano de Intervenção. Para a recolha dos dados utilizou-se a análise documental sobre o processo individual do aluno e duas entrevistas semi-diretivas, à educadora de infância (que o seguiu antes da entrada no 1º ciclo) e à docente titular da turma, a que o aluno pertence. Após a recolha de dados foi realizado um plano de intervenção que teve uma aplicabilidade de quatro meses. No final foi feita a avaliação da intervenção educativa. As avaliações efectuadas, de acordo com os objectivos específicos, permitiram constatar que este aluno fez aprendizagens significativas nas áreas intervencionadas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/706
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.