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http://hdl.handle.net/20.500.12207/706
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, José António-
dc.contributor.authorLampreia, Anabela Palma-
dc.date.accessioned2014-03-05T11:50:33Z-
dc.date.available2014-03-05-
dc.date.available2014-03-05T11:50:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLampreia, A. (2013). A influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsia. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/706-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.pt_PT
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado, refere-se a uma investigação de carácter qualitativo, na qual se adoptou uma perspectiva híbrida, porquanto se desenvolveu um estudo de caso relativamente a um aluno com epilepsia, tendo também sido utilizada a metodologia de investigação-acção. O aluno, a que se refere este estudo tem um tumor cerebral e foi após a primeira intervenção cirúrgica que surgiram as crises epilépticas. Esta investigação tem os seguintes objectivos: conhecer a relação entre o surgimento ou não das crises epilépticas e o seu desempenho escolar; identificar as metodologias mais adequadas para a aquisição dos pré requisitos necessários para trabalhar conteúdos de primeiro ano, assim como, para trabalhar algumas competências de matemática e de leitura e escrita, do ano que o aluno frequenta; avaliar no final, se o aluno adquiriu as competências traçadas no Plano de Intervenção. Para a recolha dos dados utilizou-se a análise documental sobre o processo individual do aluno e duas entrevistas semi-diretivas, à educadora de infância (que o seguiu antes da entrada no 1º ciclo) e à docente titular da turma, a que o aluno pertence. Após a recolha de dados foi realizado um plano de intervenção que teve uma aplicabilidade de quatro meses. No final foi feita a avaliação da intervenção educativa. As avaliações efectuadas, de acordo com os objectivos específicos, permitiram constatar que este aluno fez aprendizagens significativas nas áreas intervencionadas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectEpilepsiapt_PT
dc.subjectCrises epilépticaspt_PT
dc.subjectPlano de intervençãopt_PT
dc.subjectObjectivospt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.titleA influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination151 f.pt_PT
degois.identifier.tid202150712-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado



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