Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/706
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, José António | - |
dc.contributor.author | Lampreia, Anabela Palma | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-05T11:50:33Z | - |
dc.date.available | 2014-03-05 | - |
dc.date.available | 2014-03-05T11:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Lampreia, A. (2013). A influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsia. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/706 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. | pt_PT |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado, refere-se a uma investigação de carácter qualitativo, na qual se adoptou uma perspectiva híbrida, porquanto se desenvolveu um estudo de caso relativamente a um aluno com epilepsia, tendo também sido utilizada a metodologia de investigação-acção. O aluno, a que se refere este estudo tem um tumor cerebral e foi após a primeira intervenção cirúrgica que surgiram as crises epilépticas. Esta investigação tem os seguintes objectivos: conhecer a relação entre o surgimento ou não das crises epilépticas e o seu desempenho escolar; identificar as metodologias mais adequadas para a aquisição dos pré requisitos necessários para trabalhar conteúdos de primeiro ano, assim como, para trabalhar algumas competências de matemática e de leitura e escrita, do ano que o aluno frequenta; avaliar no final, se o aluno adquiriu as competências traçadas no Plano de Intervenção. Para a recolha dos dados utilizou-se a análise documental sobre o processo individual do aluno e duas entrevistas semi-diretivas, à educadora de infância (que o seguiu antes da entrada no 1º ciclo) e à docente titular da turma, a que o aluno pertence. Após a recolha de dados foi realizado um plano de intervenção que teve uma aplicabilidade de quatro meses. No final foi feita a avaliação da intervenção educativa. As avaliações efectuadas, de acordo com os objectivos específicos, permitiram constatar que este aluno fez aprendizagens significativas nas áreas intervencionadas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Epilepsia | pt_PT |
dc.subject | Crises epilépticas | pt_PT |
dc.subject | Plano de intervenção | pt_PT |
dc.subject | Objectivos | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.title | A influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsia | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 151 f. | pt_PT |
degois.identifier.tid | 202150712 | - |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anabela Palma Lampreia - A influência das crises epilépticas no desenvolvimento cognitivo e motor (estudo de caso de um aluno com epilepsia) - 2013.pdf | 990 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.