Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6299
wcag
Título: A importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento?
Autor: Raposo, Raquel Filipa Dâmaso
Orientador: Camacho, Inês
Palavras-chave: Inteligência emocional
Comportamentos
Cidadania e desenvolvimento
Crianças e alunos
Pandemia
Data: 17-Jul-2023
Citação: Raposo, R. (2023). A importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento? [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja.
Resumo: Este relatório tenciona apresentar e refletir sobre a Prática Profissional II, em contexto de Educação Pré-Escolar e a Prática Profissional III, que diz respeito ao 1º Ciclo do Ensino Básico, inseridas no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem como principais objetivos observar e refletir acerca dos comportamentos e emoções de crianças e alunos, no presente ano, após uma fase conturbada de pandemia, que implicou um afastamento entre as pessoas, um período de aulas lecionadas à distância, confinamentos e outras variáveis que essa situação acarretou. O presente estudo regeu-se pelas seguintes questões: “Quais os desafios comportamentais e emocionais destes grupos de crianças e alunos?”, “Como inserir os temas da Cidadania e Desenvolvimento e da Gestão Emocional no currículo escolar?”, “Terá a Covid-19 influenciado o desenvolvimento emocional das crianças?” A metodologia utilizada foi a investigação-ação, focalizada em métodos qualitativos. A amostra trata-se de uma turma de 20 crianças do Pré-escolar, com uma faixa etária heterogénea, e uma turma de 24 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho foi possível constatar que crianças e alunos apresentam dificuldades em gerir as suas emoções e os seus comportamentos, o que pode afetar significativamente a qualidade das suas aprendizagens. A pandemia gerou algumas consequências para as crianças e alunos que participaram neste estudo, principalmente ao nível da socialização, tendo sido o parâmetro mais focado por profissionais de educação e encarregados de educação participantes neste estudo. Neste trabalho, encontram-se ainda as atividades realizadas com estes grupos para fazer face a essas lacunas, que, de um modo geral, contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos grupos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/6299
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel Raposo.pdf3.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons