Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6299
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camacho, Inês | - |
dc.contributor.author | Raposo, Raquel Filipa Dâmaso | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T16:03:21Z | - |
dc.date.available | 2024-04-03T16:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.citation | Raposo, R. (2023). A importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento? [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/6299 | - |
dc.description.abstract | Este relatório tenciona apresentar e refletir sobre a Prática Profissional II, em contexto de Educação Pré-Escolar e a Prática Profissional III, que diz respeito ao 1º Ciclo do Ensino Básico, inseridas no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem como principais objetivos observar e refletir acerca dos comportamentos e emoções de crianças e alunos, no presente ano, após uma fase conturbada de pandemia, que implicou um afastamento entre as pessoas, um período de aulas lecionadas à distância, confinamentos e outras variáveis que essa situação acarretou. O presente estudo regeu-se pelas seguintes questões: “Quais os desafios comportamentais e emocionais destes grupos de crianças e alunos?”, “Como inserir os temas da Cidadania e Desenvolvimento e da Gestão Emocional no currículo escolar?”, “Terá a Covid-19 influenciado o desenvolvimento emocional das crianças?” A metodologia utilizada foi a investigação-ação, focalizada em métodos qualitativos. A amostra trata-se de uma turma de 20 crianças do Pré-escolar, com uma faixa etária heterogénea, e uma turma de 24 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho foi possível constatar que crianças e alunos apresentam dificuldades em gerir as suas emoções e os seus comportamentos, o que pode afetar significativamente a qualidade das suas aprendizagens. A pandemia gerou algumas consequências para as crianças e alunos que participaram neste estudo, principalmente ao nível da socialização, tendo sido o parâmetro mais focado por profissionais de educação e encarregados de educação participantes neste estudo. Neste trabalho, encontram-se ainda as atividades realizadas com estes grupos para fazer face a essas lacunas, que, de um modo geral, contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos grupos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Comportamentos | por |
dc.subject | Cidadania e desenvolvimento | por |
dc.subject | Crianças e alunos | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.title | A importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento? | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 257 f. | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 | por |
dc.identifier.tid | 203457889 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Raquel Raposo.pdf | 3.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License