Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6299
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamacho, Inês-
dc.contributor.authorRaposo, Raquel Filipa Dâmaso-
dc.date.accessioned2024-04-03T16:03:21Z-
dc.date.available2024-04-03T16:03:21Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.citationRaposo, R. (2023). A importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento? [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/6299-
dc.description.abstractEste relatório tenciona apresentar e refletir sobre a Prática Profissional II, em contexto de Educação Pré-Escolar e a Prática Profissional III, que diz respeito ao 1º Ciclo do Ensino Básico, inseridas no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem como principais objetivos observar e refletir acerca dos comportamentos e emoções de crianças e alunos, no presente ano, após uma fase conturbada de pandemia, que implicou um afastamento entre as pessoas, um período de aulas lecionadas à distância, confinamentos e outras variáveis que essa situação acarretou. O presente estudo regeu-se pelas seguintes questões: “Quais os desafios comportamentais e emocionais destes grupos de crianças e alunos?”, “Como inserir os temas da Cidadania e Desenvolvimento e da Gestão Emocional no currículo escolar?”, “Terá a Covid-19 influenciado o desenvolvimento emocional das crianças?” A metodologia utilizada foi a investigação-ação, focalizada em métodos qualitativos. A amostra trata-se de uma turma de 20 crianças do Pré-escolar, com uma faixa etária heterogénea, e uma turma de 24 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho foi possível constatar que crianças e alunos apresentam dificuldades em gerir as suas emoções e os seus comportamentos, o que pode afetar significativamente a qualidade das suas aprendizagens. A pandemia gerou algumas consequências para as crianças e alunos que participaram neste estudo, principalmente ao nível da socialização, tendo sido o parâmetro mais focado por profissionais de educação e encarregados de educação participantes neste estudo. Neste trabalho, encontram-se ainda as atividades realizadas com estes grupos para fazer face a essas lacunas, que, de um modo geral, contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos grupos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectComportamentospor
dc.subjectCidadania e desenvolvimentopor
dc.subjectCrianças e alunospor
dc.subjectPandemiapor
dc.titleA importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento?por
dc.typemasterThesispor
dc.pagination257 f.por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023por
dc.identifier.tid203457889por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Raquel Raposo.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons