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http://hdl.handle.net/20.500.12207/6141
wcag
Título: Brincadeira livre no espaço exterior com recurso a materiais lúdico-pedagógicos
Autor: Jorge, Catarina Martins
Orientador: André, Maria do Céu Lopes da Silva
Palavras-chave: Brincadeira livre
Materiais lúdico-manipulativos
Materiais não estruturados
Mediação do adulto
Data: 16-Jun-2023
Citação: Jorge, C. (2023). Brincadeira livre no espaço exterior com recurso a materiais lúdico-pedagógicos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6141
Resumo: O presente relatório tem como tema, a brincadeira livre no espaço exterior, tendo como recurso materiais lúdico-pedagógicos. A razão deste estudo surge da inexistência no espaço exterior de materiais que permitissem a manipulação livre e lúdica das crianças. Além desta constatação, o facto de as crianças terem poucas oportunidades de usufruir doutros espaços existentes próximo do estabelecimento de ensino, nomeadamente parques com espaços verdes,uma mata e outros locais que podiam proporcionar-lhes um contacto direto com a natureza e fazer destes recursos ao ar livre os substitutos da sala de aula. No decorrer deste estudo pretende-se valorizar e proporcionar a brincadeira livre, o contacto com a natureza e a utilização de materiais naturais e não estruturados, A metodologia utilizada permitiu uma recolha de dados, junto das crianças e das profissionais responsáveis pelos grupos de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do Ensino Básico. Os dados resultantes conduziram-nos a um conjunto de ações que proporcionaram às crianças vivências no contacto com os espaços ao ar livre e com materiais não estruturadas de utilização lúdico-pedagógica. A participação livre e autonoma e a auscultação das crianças tornaram-se o foco deste trabalho que foi tendo como suporte a revisão da literatura realizada. As reflexões com as crianças e as docentes tornaram possíveis algumas situações que as crianças puderam desfrutar e, numa abordagem holistica, ter sempre como referencial as Áreas de conteúdo/disciplinares e as Aprendizagens a promover/essenciais
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6141
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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