Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6141
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | André, Maria do Céu Lopes da Silva | - |
dc.contributor.author | Jorge, Catarina Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T11:20:51Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T11:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | Jorge, C. (2023). Brincadeira livre no espaço exterior com recurso a materiais lúdico-pedagógicos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6141 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6141 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como tema, a brincadeira livre no espaço exterior, tendo como recurso materiais lúdico-pedagógicos. A razão deste estudo surge da inexistência no espaço exterior de materiais que permitissem a manipulação livre e lúdica das crianças. Além desta constatação, o facto de as crianças terem poucas oportunidades de usufruir doutros espaços existentes próximo do estabelecimento de ensino, nomeadamente parques com espaços verdes,uma mata e outros locais que podiam proporcionar-lhes um contacto direto com a natureza e fazer destes recursos ao ar livre os substitutos da sala de aula. No decorrer deste estudo pretende-se valorizar e proporcionar a brincadeira livre, o contacto com a natureza e a utilização de materiais naturais e não estruturados, A metodologia utilizada permitiu uma recolha de dados, junto das crianças e das profissionais responsáveis pelos grupos de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do Ensino Básico. Os dados resultantes conduziram-nos a um conjunto de ações que proporcionaram às crianças vivências no contacto com os espaços ao ar livre e com materiais não estruturadas de utilização lúdico-pedagógica. A participação livre e autonoma e a auscultação das crianças tornaram-se o foco deste trabalho que foi tendo como suporte a revisão da literatura realizada. As reflexões com as crianças e as docentes tornaram possíveis algumas situações que as crianças puderam desfrutar e, numa abordagem holistica, ter sempre como referencial as Áreas de conteúdo/disciplinares e as Aprendizagens a promover/essenciais | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Brincadeira livre | por |
dc.subject | Materiais lúdico-manipulativos | por |
dc.subject | Materiais não estruturados | por |
dc.subject | Mediação do adulto | por |
dc.title | Brincadeira livre no espaço exterior com recurso a materiais lúdico-pedagógicos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 63 f. | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 | por |
dc.identifier.tid | 203453522 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Catarina Jorge.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License