Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6105
Título: | Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional. |
Autor: | Gonçalves, Ana Catarina Maio |
Orientador: | Raposo, Maria Albertina Amantes |
Palavras-chave: | Brincar Jogos Motivação Natureza Cuidado Atividades |
Data: | 19-Dez-2023 |
Citação: | Gonçalves, A. (2023). Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105 |
Resumo: | Brincar com a natureza faz parte da nossa Infância. Desde o início da humanidade que o contacto com o ambiente faz parte da nossa essência enquanto seres humanos. O ser humano, ao longo da sua existência, tem aprendido a desenvolver os seus conhecimentos pondo-os em prática tentando assim minimizar os conhecimentos que se perdem ao longo do tempo. Portanto, ambiente e ser humano estão interligados dependendo um do outro para viver em pleno. No trabalho desenvolvido definiu-se como objetivo geral promover o contacto das crianças com a natureza. Este relatório que agora se apresenta enquadra a pesquisa realizada sobre a temática do brincar, aprendizagem e natureza, bem como todas as atividades realizadas nas duas práticas profissionais em contexto de pré-escolar e primeiro ciclo ao longo dos dois semestres do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Foi através da observação que se pensou no tema ligado à natureza. De maneira a obter dados sobre o tema, observou-se o grupo de pré-escolar e uma turma de 1ºano do ensino básico, realizou-se diário de bordo e entrevista à educadora e à professora. Descrevem-se as atividades e apresentam-se os resultados obtidos. Estes resultados permitem afirmar que brincar e aprender em contacto com a natureza é algo que pode promover as aprendizagens essenciais não só no estudo do meio, mas em outras componentes do currículo. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Gonçalves.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons