Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6105
wcag
Título: Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional.
Autor: Gonçalves, Ana Catarina Maio
Orientador: Raposo, Maria Albertina Amantes
Palavras-chave: Brincar
Jogos
Motivação
Natureza
Cuidado
Atividades
Data: 19-Dez-2023
Citação: Gonçalves, A. (2023). Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105
Resumo: Brincar com a natureza faz parte da nossa Infância. Desde o início da humanidade que o contacto com o ambiente faz parte da nossa essência enquanto seres humanos. O ser humano, ao longo da sua existência, tem aprendido a desenvolver os seus conhecimentos pondo-os em prática tentando assim minimizar os conhecimentos que se perdem ao longo do tempo. Portanto, ambiente e ser humano estão interligados dependendo um do outro para viver em pleno. No trabalho desenvolvido definiu-se como objetivo geral promover o contacto das crianças com a natureza. Este relatório que agora se apresenta enquadra a pesquisa realizada sobre a temática do brincar, aprendizagem e natureza, bem como todas as atividades realizadas nas duas práticas profissionais em contexto de pré-escolar e primeiro ciclo ao longo dos dois semestres do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Foi através da observação que se pensou no tema ligado à natureza. De maneira a obter dados sobre o tema, observou-se o grupo de pré-escolar e uma turma de 1ºano do ensino básico, realizou-se diário de bordo e entrevista à educadora e à professora. Descrevem-se as atividades e apresentam-se os resultados obtidos. Estes resultados permitem afirmar que brincar e aprender em contacto com a natureza é algo que pode promover as aprendizagens essenciais não só no estudo do meio, mas em outras componentes do currículo.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Gonçalves.pdf2.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons