Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6105
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaposo, Maria Albertina Amantes-
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Catarina Maio-
dc.date.accessioned2024-01-23T17:02:29Z-
dc.date.available2024-01-23T17:02:29Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationGonçalves, A. (2023). Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6105-
dc.description.abstractBrincar com a natureza faz parte da nossa Infância. Desde o início da humanidade que o contacto com o ambiente faz parte da nossa essência enquanto seres humanos. O ser humano, ao longo da sua existência, tem aprendido a desenvolver os seus conhecimentos pondo-os em prática tentando assim minimizar os conhecimentos que se perdem ao longo do tempo. Portanto, ambiente e ser humano estão interligados dependendo um do outro para viver em pleno. No trabalho desenvolvido definiu-se como objetivo geral promover o contacto das crianças com a natureza. Este relatório que agora se apresenta enquadra a pesquisa realizada sobre a temática do brincar, aprendizagem e natureza, bem como todas as atividades realizadas nas duas práticas profissionais em contexto de pré-escolar e primeiro ciclo ao longo dos dois semestres do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Foi através da observação que se pensou no tema ligado à natureza. De maneira a obter dados sobre o tema, observou-se o grupo de pré-escolar e uma turma de 1ºano do ensino básico, realizou-se diário de bordo e entrevista à educadora e à professora. Descrevem-se as atividades e apresentam-se os resultados obtidos. Estes resultados permitem afirmar que brincar e aprender em contacto com a natureza é algo que pode promover as aprendizagens essenciais não só no estudo do meio, mas em outras componentes do currículo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectAtividadespor
dc.titleBrincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional.por
dc.typemasterThesispor
dc.pagination103 f.por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023por
dc.identifier.tid203467230por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Gonçalves.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons