Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Raposo, Maria Albertina Amantes | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Catarina Maio | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:02:29Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T17:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, A. (2023). Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6105 | - |
dc.description.abstract | Brincar com a natureza faz parte da nossa Infância. Desde o início da humanidade que o contacto com o ambiente faz parte da nossa essência enquanto seres humanos. O ser humano, ao longo da sua existência, tem aprendido a desenvolver os seus conhecimentos pondo-os em prática tentando assim minimizar os conhecimentos que se perdem ao longo do tempo. Portanto, ambiente e ser humano estão interligados dependendo um do outro para viver em pleno. No trabalho desenvolvido definiu-se como objetivo geral promover o contacto das crianças com a natureza. Este relatório que agora se apresenta enquadra a pesquisa realizada sobre a temática do brincar, aprendizagem e natureza, bem como todas as atividades realizadas nas duas práticas profissionais em contexto de pré-escolar e primeiro ciclo ao longo dos dois semestres do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Foi através da observação que se pensou no tema ligado à natureza. De maneira a obter dados sobre o tema, observou-se o grupo de pré-escolar e uma turma de 1ºano do ensino básico, realizou-se diário de bordo e entrevista à educadora e à professora. Descrevem-se as atividades e apresentam-se os resultados obtidos. Estes resultados permitem afirmar que brincar e aprender em contacto com a natureza é algo que pode promover as aprendizagens essenciais não só no estudo do meio, mas em outras componentes do currículo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Cuidado | por |
dc.subject | Atividades | por |
dc.title | Brincar e aprender com a natureza: Possibilidades experimentadas em contexto de prática profissional. | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 103 f. | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 | por |
dc.identifier.tid | 203467230 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Gonçalves.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License