Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
wcag
Title: Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel
Authors: Dias, Cristina
Santos, Carla
Varadinov, Maria
Vaz, Joaquim Baltazar
Keywords: Ensino de Estatística
Integração da tecnologia Excel
Pedagogia
Issue Date: Mar-2017
Publisher: Universidade de Lisboa
Citation: Dias, C., Santos, C., Varadinov, M. & Vaz, J. (2016). Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel. In F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto, & R. Cadima (Eds.), 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 321-328). CNaPPES - Universidade de Lisboa
Abstract: Neste trabalho descreve-se a experiência pedagógica na Unidade Curricular de Estatística realizada no primeiro ano da Licenciatura em Administração Publiciadade e Markting. O objetivo deste estudo foi o de introduzir nas aulas de estatística o software Excel, por forma, a que, os alunos possam aprender fazendo, isto é, fazer a manipulação e visualização dos dados de uma forma eficaz, levando a um maior entendimento dos conceitos de estatística e á obtenção de resultados mais satisfatórios no que concerne à avaliação final desta unidade curricular. Verificamos que o impacto desta atividade aumentou o nível de motivação dos alunos e, a retenção dos alunos diminuiu, em comparação com os métodos tradicionais, pelo que, possivelmente deve ser adaptado a outras áreas do conhecimento, tais como, gestão de empresas, simulação empresarial, métodos quantitativos, matrizes, entre outros. Com o intuito de entender, na perspetiva do aluno, a importância da integração da folha de cálculo Excel e das suas mais-valias como instrumento inovador para a aprendizagem, registaram-se através de um questionário, as opiniões de alunos matriculados, no ano letivo 2015/16, na unidade curricular de Estatística, da Licenciatura em Administração Publicidade e Marketing do Instituto Politécnico de Portalegre. Apresentamos neste artigo uma análise descritiva das respostas obtidas através do questionário.
Peer reviewed: yes
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
ISBN: 978-989-98576-5-0
Publisher version: https://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf
Appears in Collections:D-MCF - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Dias et al (2017)Novas pedagogias, novas formas de aprender e_Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf402.89 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons