Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Cristina-
dc.contributor.authorSantos, Carla-
dc.contributor.authorVaradinov, Maria-
dc.contributor.authorVaz, Joaquim Baltazar-
dc.date.accessioned2023-10-31T16:50:09Z-
dc.date.available2023-10-31T16:50:09Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationDias, C., Santos, C., Varadinov, M. & Vaz, J. (2016). Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel. In F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto, & R. Cadima (Eds.), 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 321-328). CNaPPES - Universidade de Lisboapor
dc.identifier.isbn978-989-98576-5-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5984-
dc.description.abstractNeste trabalho descreve-se a experiência pedagógica na Unidade Curricular de Estatística realizada no primeiro ano da Licenciatura em Administração Publiciadade e Markting. O objetivo deste estudo foi o de introduzir nas aulas de estatística o software Excel, por forma, a que, os alunos possam aprender fazendo, isto é, fazer a manipulação e visualização dos dados de uma forma eficaz, levando a um maior entendimento dos conceitos de estatística e á obtenção de resultados mais satisfatórios no que concerne à avaliação final desta unidade curricular. Verificamos que o impacto desta atividade aumentou o nível de motivação dos alunos e, a retenção dos alunos diminuiu, em comparação com os métodos tradicionais, pelo que, possivelmente deve ser adaptado a outras áreas do conhecimento, tais como, gestão de empresas, simulação empresarial, métodos quantitativos, matrizes, entre outros. Com o intuito de entender, na perspetiva do aluno, a importância da integração da folha de cálculo Excel e das suas mais-valias como instrumento inovador para a aprendizagem, registaram-se através de um questionário, as opiniões de alunos matriculados, no ano letivo 2015/16, na unidade curricular de Estatística, da Licenciatura em Administração Publicidade e Marketing do Instituto Politécnico de Portalegre. Apresentamos neste artigo uma análise descritiva das respostas obtidas através do questionário.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEnsino de Estatísticapor
dc.subjectIntegração da tecnologia Excelpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.titleNovas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excelpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdfpor
degois.publication.firstPage321por
degois.publication.lastPage328por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleLivro de atas do CNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpor
Appears in Collections:D-MCF - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Dias et al (2017)Novas pedagogias, novas formas de aprender e_Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf402.89 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons