Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5984
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Cristina | - |
dc.contributor.author | Santos, Carla | - |
dc.contributor.author | Varadinov, Maria | - |
dc.contributor.author | Vaz, Joaquim Baltazar | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T16:50:09Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T16:50:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.citation | Dias, C., Santos, C., Varadinov, M. & Vaz, J. (2016). Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel. In F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto, & R. Cadima (Eds.), 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 321-328). CNaPPES - Universidade de Lisboa | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-98576-5-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5984 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho descreve-se a experiência pedagógica na Unidade Curricular de Estatística realizada no primeiro ano da Licenciatura em Administração Publiciadade e Markting. O objetivo deste estudo foi o de introduzir nas aulas de estatística o software Excel, por forma, a que, os alunos possam aprender fazendo, isto é, fazer a manipulação e visualização dos dados de uma forma eficaz, levando a um maior entendimento dos conceitos de estatística e á obtenção de resultados mais satisfatórios no que concerne à avaliação final desta unidade curricular. Verificamos que o impacto desta atividade aumentou o nível de motivação dos alunos e, a retenção dos alunos diminuiu, em comparação com os métodos tradicionais, pelo que, possivelmente deve ser adaptado a outras áreas do conhecimento, tais como, gestão de empresas, simulação empresarial, métodos quantitativos, matrizes, entre outros. Com o intuito de entender, na perspetiva do aluno, a importância da integração da folha de cálculo Excel e das suas mais-valias como instrumento inovador para a aprendizagem, registaram-se através de um questionário, as opiniões de alunos matriculados, no ano letivo 2015/16, na unidade curricular de Estatística, da Licenciatura em Administração Publicidade e Marketing do Instituto Politécnico de Portalegre. Apresentamos neste artigo uma análise descritiva das respostas obtidas através do questionário. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino de Estatística | por |
dc.subject | Integração da tecnologia Excel | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.title | Novas pedagogias, novas formas de aprender e ensinar estatística: Uma abordagem com o Excel | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf | por |
degois.publication.firstPage | 321 | por |
degois.publication.lastPage | 328 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Livro de atas do CNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | por |
Appears in Collections: | D-MCF - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dias et al (2017)Novas pedagogias, novas formas de aprender e_Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf | 402.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License