Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5977
Título: | A avaliação formativa na promoção da aprendizagem do conceito de probabilidade condicionada |
Autor: | Santos, Carla Dias, Cristina Carlos, Hermelinda Varadinov, Maria Vaz, J. |
Orientador: | Santos |
Palavras-chave: | Aprendizagem Avaliação formativa Probabilidades |
Data: | 2018 |
Citação: | Santos, C., Dias, C., Varadinov, M. J., Carlos, H., & Vaz, B. (2018). A avaliação formativa na promoção da aprendizagem do conceito de probabilidade condicionada. In F. Almeida, F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto, P. Neto & R. Cadima (Eds.), 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 49-54). CNaPPES - Instituto Politécnico de Setúbal |
Resumo: | As dificuldades associadas ao conceito de probabilidade estão amplamente descritas na literatura, assim como a constatação de que essas dificuldades são transversais a todos os níveis de ensino, do básico até ao superior. Nas unidades curriculares que leccionamos, é frequente depararmo-nos com alunos cuja capacidade de raciocínio abstracto e intuição probabilística não lhes permite resolver com sucesso os problemas de probabilidades que lhes são propostos, pelo que se torna necessário apostar em estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem, ao aluno, a identificação das suas dificuldades e a reflexão acerca dessas dificuldades. A inclusão da avaliação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, na forma de avaliação formativa, constitui uma forma privilegiada de obter informação detalhada sobre o desenvolvimento das aprendizagens, possibilitando uma reflexão conjunta, entre alunos e professor, acerca das dificuldades sentidas e erros cometidos na resolução da prova de avaliação e fornecendo pistas para a reorganização do trabalho pedagógico. A presente investigação tem como ponto de partida duas provas de avaliação formativa e pretende atentar às reacções e benefícios que essa actividade gerou nos alunos. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5977 |
ISBN: | 978-989-99598-9-7 |
Versão do Editor: | https://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf |
Aparece nas coleções: | D-MCF - Comunicações com peer review |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A avaliação format na prom_Atas_CNaPPES_2017_PDFA.pdf | 311.05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons