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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Carla | - |
dc.contributor.author | Dias, Cristina | - |
dc.contributor.author | Carlos, Hermelinda | - |
dc.contributor.author | Varadinov, Maria | - |
dc.contributor.author | Vaz, J. | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T16:32:01Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T16:32:01Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Santos, C., Dias, C., Varadinov, M. J., Carlos, H., & Vaz, B. (2018). A avaliação formativa na promoção da aprendizagem do conceito de probabilidade condicionada. In F. Almeida, F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto, P. Neto & R. Cadima (Eds.), 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 49-54). CNaPPES - Instituto Politécnico de Setúbal | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-99598-9-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5977 | - |
dc.description.abstract | As dificuldades associadas ao conceito de probabilidade estão amplamente descritas na literatura, assim como a constatação de que essas dificuldades são transversais a todos os níveis de ensino, do básico até ao superior. Nas unidades curriculares que leccionamos, é frequente depararmo-nos com alunos cuja capacidade de raciocínio abstracto e intuição probabilística não lhes permite resolver com sucesso os problemas de probabilidades que lhes são propostos, pelo que se torna necessário apostar em estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem, ao aluno, a identificação das suas dificuldades e a reflexão acerca dessas dificuldades. A inclusão da avaliação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, na forma de avaliação formativa, constitui uma forma privilegiada de obter informação detalhada sobre o desenvolvimento das aprendizagens, possibilitando uma reflexão conjunta, entre alunos e professor, acerca das dificuldades sentidas e erros cometidos na resolução da prova de avaliação e fornecendo pistas para a reorganização do trabalho pedagógico. A presente investigação tem como ponto de partida duas provas de avaliação formativa e pretende atentar às reacções e benefícios que essa actividade gerou nos alunos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Avaliação formativa | por |
dc.subject | Probabilidades | por |
dc.title | A avaliação formativa na promoção da aprendizagem do conceito de probabilidade condicionada | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf | por |
degois.publication.firstPage | 49 | por |
degois.publication.lastPage | 54 | por |
degois.publication.location | Setúbal | por |
degois.publication.title | Livro de Atas do 4.º Congresso Nacional de Práticas pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES2017 | por |
Appears in Collections: | D-MCF - Comunicações com peer review |
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