Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5976
wcag
Título: Literacia estatística: A importância das competências básicas
Autor: Santos, Carla
Dias, Cristina
Varadinov, Maria
Vaz, Joaquim
Palavras-chave: Gráficos
Ensino Superior
Literacia estatística
Data: 2017
Editora: CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarve
Citação: Santos, C., Varadinov, M. J., Dias, C., & Vaz, J. (2017). Literacia estatística: A importância das competências básicas. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 867-877). CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics
Resumo: Na sociedade moderna, a percepção do mundo que nos rodeia depende, em muito, da compreensão de informação de cariz numérico. A presença, constante, de dados estatísticos nas mais diversas situações da vida pessoal, social e profissional, condiciona a cidadania informada e participativa à avaliação crítica, descodificação, compreensão e uso adequado desses dados. A tomada de consciência de que as competências estatísticas se tornaram cruciais para os indivíduos, similarmente à capacidade de ler ou escrever, promoveu a disseminação do estudo da Estatística. Em Portugal, como em muitos outros países, os estudantes estudam Estatística desde os primeiros anos do ensino básico até ao ensino secundário, contudo, muitos destes estudantes não adquirem, durante esses anos, as competências estatísticas básicas, revelando dificuldades em aspectos tão comuns e indispensáveis como a leitura e interpretação de informação estatística expressa em tabelas e gráficos ou a compreensão das medidas estatísticas. O presente estudo pretende analisar os factores que contribuem para as dificuldades que os estudantes do ensino superior politécnico apresentam no que se refere à interpretação de gráficos estatísticos, em particular os gráficos de barras. Com base nos dados recolhidos e na revisão da literatura, os erros, cometidos na interpretação dos gráficos, foram identificados e classificados.
Arbitragem científica: yes
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5976
ISBN: 978-989-8472-82-3
Versão do Editor: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/10086/1/II%20International%20Congress%202017%20CIEO.pdf
Aparece nas coleções:D-MCF - Comunicações com peer review

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Literacia estatistica_PDFA.pdf464.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons