Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5976
Título: | Literacia estatística: A importância das competências básicas |
Autor: | Santos, Carla Dias, Cristina Varadinov, Maria Vaz, Joaquim |
Palavras-chave: | Gráficos Ensino Superior Literacia estatística |
Data: | 2017 |
Editora: | CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarve |
Citação: | Santos, C., Varadinov, M. J., Dias, C., & Vaz, J. (2017). Literacia estatística: A importância das competências básicas. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 867-877). CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics |
Resumo: | Na sociedade moderna, a percepção do mundo que nos rodeia depende, em muito, da compreensão de informação de cariz numérico. A presença, constante, de dados estatísticos nas mais diversas situações da vida pessoal, social e profissional, condiciona a cidadania informada e participativa à avaliação crítica, descodificação, compreensão e uso adequado desses dados. A tomada de consciência de que as competências estatísticas se tornaram cruciais para os indivíduos, similarmente à capacidade de ler ou escrever, promoveu a disseminação do estudo da Estatística. Em Portugal, como em muitos outros países, os estudantes estudam Estatística desde os primeiros anos do ensino básico até ao ensino secundário, contudo, muitos destes estudantes não adquirem, durante esses anos, as competências estatísticas básicas, revelando dificuldades em aspectos tão comuns e indispensáveis como a leitura e interpretação de informação estatística expressa em tabelas e gráficos ou a compreensão das medidas estatísticas. O presente estudo pretende analisar os factores que contribuem para as dificuldades que os estudantes do ensino superior politécnico apresentam no que se refere à interpretação de gráficos estatísticos, em particular os gráficos de barras. Com base nos dados recolhidos e na revisão da literatura, os erros, cometidos na interpretação dos gráficos, foram identificados e classificados. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5976 |
ISBN: | 978-989-8472-82-3 |
Versão do Editor: | https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/10086/1/II%20International%20Congress%202017%20CIEO.pdf |
Aparece nas coleções: | D-MCF - Comunicações com peer review |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literacia estatistica_PDFA.pdf | 464.15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons