Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5976
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Carla-
dc.contributor.authorDias, Cristina-
dc.contributor.authorVaradinov, Maria-
dc.contributor.authorVaz, Joaquim-
dc.date.accessioned2023-10-31T16:28:52Z-
dc.date.available2023-10-31T16:28:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSantos, C., Varadinov, M. J., Dias, C., & Vaz, J. (2017). Literacia estatística: A importância das competências básicas. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 867-877). CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamicspor
dc.identifier.isbn978-989-8472-82-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5976-
dc.description.abstractNa sociedade moderna, a percepção do mundo que nos rodeia depende, em muito, da compreensão de informação de cariz numérico. A presença, constante, de dados estatísticos nas mais diversas situações da vida pessoal, social e profissional, condiciona a cidadania informada e participativa à avaliação crítica, descodificação, compreensão e uso adequado desses dados. A tomada de consciência de que as competências estatísticas se tornaram cruciais para os indivíduos, similarmente à capacidade de ler ou escrever, promoveu a disseminação do estudo da Estatística. Em Portugal, como em muitos outros países, os estudantes estudam Estatística desde os primeiros anos do ensino básico até ao ensino secundário, contudo, muitos destes estudantes não adquirem, durante esses anos, as competências estatísticas básicas, revelando dificuldades em aspectos tão comuns e indispensáveis como a leitura e interpretação de informação estatística expressa em tabelas e gráficos ou a compreensão das medidas estatísticas. O presente estudo pretende analisar os factores que contribuem para as dificuldades que os estudantes do ensino superior politécnico apresentam no que se refere à interpretação de gráficos estatísticos, em particular os gráficos de barras. Com base nos dados recolhidos e na revisão da literatura, os erros, cometidos na interpretação dos gráficos, foram identificados e classificados.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarvepor
dc.relation.ispartofII International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences - Book of Proceedingspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectGráficospor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectLiteracia estatísticapor
dc.titleLiteracia estatística: A importância das competências básicaspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/10086/1/II%20International%20Congress%202017%20CIEO.pdfpor
degois.publication.firstPage867por
degois.publication.lastPage877por
degois.publication.locationUniversidade do Algarvepor
degois.publication.titleBook of Proceedings II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciencespor
Appears in Collections:D-MCF - Comunicações com peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Literacia estatistica_PDFA.pdf464.15 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons