Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5976
Title: | Literacia estatística: A importância das competências básicas |
Authors: | Santos, Carla Dias, Cristina Varadinov, Maria Vaz, Joaquim |
Keywords: | Gráficos Ensino Superior Literacia estatística |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarve |
Citation: | Santos, C., Varadinov, M. J., Dias, C., & Vaz, J. (2017). Literacia estatística: A importância das competências básicas. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (pp. 867-877). CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics |
Abstract: | Na sociedade moderna, a percepção do mundo que nos rodeia depende, em muito, da compreensão de informação de cariz numérico. A presença, constante, de dados estatísticos nas mais diversas situações da vida pessoal, social e profissional, condiciona a cidadania informada e participativa à avaliação crítica, descodificação, compreensão e uso adequado desses dados. A tomada de consciência de que as competências estatísticas se tornaram cruciais para os indivíduos, similarmente à capacidade de ler ou escrever, promoveu a disseminação do estudo da Estatística. Em Portugal, como em muitos outros países, os estudantes estudam Estatística desde os primeiros anos do ensino básico até ao ensino secundário, contudo, muitos destes estudantes não adquirem, durante esses anos, as competências estatísticas básicas, revelando dificuldades em aspectos tão comuns e indispensáveis como a leitura e interpretação de informação estatística expressa em tabelas e gráficos ou a compreensão das medidas estatísticas. O presente estudo pretende analisar os factores que contribuem para as dificuldades que os estudantes do ensino superior politécnico apresentam no que se refere à interpretação de gráficos estatísticos, em particular os gráficos de barras. Com base nos dados recolhidos e na revisão da literatura, os erros, cometidos na interpretação dos gráficos, foram identificados e classificados. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5976 |
ISBN: | 978-989-8472-82-3 |
Publisher version: | https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/10086/1/II%20International%20Congress%202017%20CIEO.pdf |
Appears in Collections: | D-MCF - Comunicações com peer review |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Literacia estatistica_PDFA.pdf | 464.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License