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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5917
wcag
Título: A metodologia de ensino do futebol aplicada pelos treinadores nas etapas de formação
Autor: Paixão, Paulo
Abad, Manuel
Giménez, Javier
Palavras-chave: Treinadores
Futebol
Formação
Metodologias
Data: Abr-2020
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Beja
Citação: Paixão, P., Abad, M., & Giménez, J. (2020). A metodologia de ensino do futebol aplicada pelos treinadores nas etapas de formação. In V. Loureiro, A. Alves, N. Loureiro, R. Ruivo, P. Bento, P. Paixão, & L. Murta (Coords), Livro de resumos do 8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto (pp.150-162). Instituto Politécnico de Beja.
Resumo: INTRODUÇÃO: As metodologias tradicionais do ensino do futebol orientam o ambiente desportivo para o ego, mas as metodologias abertas e participativas geram um maior envolvimento e motivação dos jogadores (Hortigüela et al., 2015). Desta forma, é importante perceber melhor as metodologias que estão a ser aplicadas pelos treinadores nas etapas de formação dos jovens futebolistas. OBJETIVO: Este estudo teve como principal objetivo identificar a metodologia de ensino do futebol aplicada pelos treinadores das etapas de formação na região de Beja (Portugal). MÉTODO: Para a recolha de dados foram inquiridos 124 treinadores de futebol de formação através de um questionário previamente construído e validado (Paixão, Abad & Giménez, 2019). RESULTADOS: Os dados demonstraram que tanto os métodos diretivos (89%) como os métodos baseados na descoberta (92%) são utilizados com frequência pelos treinadores. Existiu a tendência de trabalhar prioritariamente os aspetos técnico-táticos em relação aos físicos (90.3%) e uma maior preocupação em utilizar metodologias lúdicas (84.7%). Os meios técnico-táticos foram trabalhados com oposição (93.6%), especialmente pelos treinadores que pretendem chegar a profissionais. Os dados permitiram ainda perceber que existiu alguma divisão entre os treinadores que defendem os objetivos fundamentalmente competitivos (68.6%) e os que defendem os objetivos fundamentalmente recreativos (76.6%), não obstante a competição foi considerada ajustada às características psicoevolutivas dos jovens jogadores (89.6%). DISCUSSÃO: Este estudo permitiu descrever e examinar a metodologia que os treinadores de crianças e jovens aplicam diariamente no treino e identificar alguns aspetos que devem ser alvo de reflexão. No que se refere à metodologia de ensino existiu alguma divisão, pois foi possível perceber que não existe com clareza uma metodologia mais utilizada do que outra. O que em parte contradiz Lledó et al. (2014) quando afirma que os treinadores utilizam principalmente métodos diretivos. Existe a necessidade de continuar a estudar as metodologias aplicadas pois estas são determinantes para a motivação dos atletas e para um ensino de qualidade do futebol.
Descrição: 8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto, Beja; Portugal 5 maio 2019
Arbitragem científica: no
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5917
ISBN: 978-989-8008-31-2
Aparece nas coleções:D-AHD - Livros e Capítulos de Livro

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