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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5917
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaixão, Paulo-
dc.contributor.authorAbad, Manuel-
dc.contributor.authorGiménez, Javier-
dc.date.accessioned2023-10-11T09:30:14Z-
dc.date.available2023-10-11T09:30:14Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.citationPaixão, P., Abad, M., & Giménez, J. (2020). A metodologia de ensino do futebol aplicada pelos treinadores nas etapas de formação. In V. Loureiro, A. Alves, N. Loureiro, R. Ruivo, P. Bento, P. Paixão, & L. Murta (Coords), Livro de resumos do 8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto (pp.150-162). Instituto Politécnico de Beja.por
dc.identifier.isbn978-989-8008-31-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5917-
dc.description8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto, Beja; Portugal 5 maio 2019por
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: As metodologias tradicionais do ensino do futebol orientam o ambiente desportivo para o ego, mas as metodologias abertas e participativas geram um maior envolvimento e motivação dos jogadores (Hortigüela et al., 2015). Desta forma, é importante perceber melhor as metodologias que estão a ser aplicadas pelos treinadores nas etapas de formação dos jovens futebolistas. OBJETIVO: Este estudo teve como principal objetivo identificar a metodologia de ensino do futebol aplicada pelos treinadores das etapas de formação na região de Beja (Portugal). MÉTODO: Para a recolha de dados foram inquiridos 124 treinadores de futebol de formação através de um questionário previamente construído e validado (Paixão, Abad & Giménez, 2019). RESULTADOS: Os dados demonstraram que tanto os métodos diretivos (89%) como os métodos baseados na descoberta (92%) são utilizados com frequência pelos treinadores. Existiu a tendência de trabalhar prioritariamente os aspetos técnico-táticos em relação aos físicos (90.3%) e uma maior preocupação em utilizar metodologias lúdicas (84.7%). Os meios técnico-táticos foram trabalhados com oposição (93.6%), especialmente pelos treinadores que pretendem chegar a profissionais. Os dados permitiram ainda perceber que existiu alguma divisão entre os treinadores que defendem os objetivos fundamentalmente competitivos (68.6%) e os que defendem os objetivos fundamentalmente recreativos (76.6%), não obstante a competição foi considerada ajustada às características psicoevolutivas dos jovens jogadores (89.6%). DISCUSSÃO: Este estudo permitiu descrever e examinar a metodologia que os treinadores de crianças e jovens aplicam diariamente no treino e identificar alguns aspetos que devem ser alvo de reflexão. No que se refere à metodologia de ensino existiu alguma divisão, pois foi possível perceber que não existe com clareza uma metodologia mais utilizada do que outra. O que em parte contradiz Lledó et al. (2014) quando afirma que os treinadores utilizam principalmente métodos diretivos. Existe a necessidade de continuar a estudar as metodologias aplicadas pois estas são determinantes para a motivação dos atletas e para um ensino de qualidade do futebol.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bejapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectTreinadorespor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.titleA metodologia de ensino do futebol aplicada pelos treinadores nas etapas de formaçãopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewednopor
degois.publication.firstPage150por
degois.publication.issue1.ªpor
degois.publication.lastPage162por
degois.publication.locationInstituto Politécnico de Bejapor
degois.publication.title8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desportopor
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