Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5838
Título: | A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde |
Autor: | Brito, Vera Lúcia Tavares de |
Orientador: | Espírito Santo, José António Reis do Ramalho, José Pereirinha |
Palavras-chave: | Educação especial Necessidades educativas especiais Educação inclusiva Escola inclusiva |
Data: | 21-Dez-2022 |
Citação: | Brito, V. (2022). A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5838 |
Resumo: | Com a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura. A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5838 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação Especial – especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Brito_PDFA.pdf | 692.73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons