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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5838
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wcag
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dc.contributor.advisorEspírito Santo, José António Reis do-
dc.contributor.advisorRamalho, José Pereirinha-
dc.contributor.authorBrito, Vera Lúcia Tavares de-
dc.date.accessioned2023-02-27T13:10:42Z-
dc.date.available2023-02-27T13:10:42Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationBrito, V. (2022). A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5838por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5838-
dc.description.abstractCom a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura. A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.titleA inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verdepor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination83 f.por
degois.identifier.tid203162218por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Especial – especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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