Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5576
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranco, Sílvia-
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorSantos, Mário-
dc.contributor.authorGonçalves, Rita-
dc.contributor.authorMorais, Teresa-
dc.contributor.authorVasconcelos, Lia-
dc.contributor.authorMesquita, Mônica-
dc.date.accessioned2022-07-04T09:47:56Z-
dc.date.available2022-07-04T09:47:56Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationFranco, S., Raposo, A., Santos, M., Gonçalves, R., Morais, T., Vasconcelos, T. & Mesquita, M. (2021). Conversas à deriva: Expressões da educação comunitária ambiental para uma sociedade sustentável integral. Revista Lusófona de Educação, 53(53), 65-80. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle53.04por
dc.identifier.issn1645-7250-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5576-
dc.description.abstractA diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEducação comunitária ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento holísticopor
dc.subjectAções colaborativaspor
dc.subjectSustentabilidade costeirapor
dc.subjectIdeias "à deriva"por
dc.titleConversas à deriva: Expressões da educação comunitária ambiental para uma sociedade sustentável integralpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/809por
degois.publication.firstPage65por
degois.publication.lastPage80por
degois.publication.titleRevista Lusófona da Educaçãopor
degois.publication.volume53(53)por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle53.04por
Appears in Collections:D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Conversas à deriva_Albertina Raposo_PDFA.pdf344.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons