Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5576
Title: | Conversas à deriva: Expressões da educação comunitária ambiental para uma sociedade sustentável integral |
Authors: | Franco, Sílvia Raposo, Albertina Santos, Mário Gonçalves, Rita Morais, Teresa Vasconcelos, Lia Mesquita, Mônica |
Keywords: | Educação comunitária ambiental Desenvolvimento holístico Ações colaborativas Sustentabilidade costeira Ideias "à deriva" |
Issue Date: | Nov-2021 |
Publisher: | Edições Universitárias Lusófonas |
Citation: | Franco, S., Raposo, A., Santos, M., Gonçalves, R., Morais, T., Vasconcelos, T. & Mesquita, M. (2021). Conversas à deriva: Expressões da educação comunitária ambiental para uma sociedade sustentável integral. Revista Lusófona de Educação, 53(53), 65-80. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle53.04 |
Abstract: | A diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5576 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle53.04 |
ISSN: | 1645-7250 |
Publisher version: | https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/809 |
Appears in Collections: | D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Conversas à deriva_Albertina Raposo_PDFA.pdf | 344.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License