Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5576
wcag
Título: Conversas à deriva: Expressões da educação comunitária ambiental para uma sociedade sustentável integral
Autor: Franco, Sílvia
Raposo, Albertina
Santos, Mário
Gonçalves, Rita
Morais, Teresa
Vasconcelos, Lia
Mesquita, Mônica
Palavras-chave: Educação comunitária ambiental
Desenvolvimento holístico
Ações colaborativas
Sustentabilidade costeira
Ideias "à deriva"
Data: Nov-2021
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Citação: Franco, S., Raposo, A., Santos, M., Gonçalves, R., Morais, T., Vasconcelos, T. & Mesquita, M. (2021). Conversas à deriva: Expressões da educação comunitária ambiental para uma sociedade sustentável integral. Revista Lusófona de Educação, 53(53), 65-80. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle53.04
Resumo: A diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes.
Arbitragem científica: yes
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5576
DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle53.04
ISSN: 1645-7250
Versão do Editor: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/809
Aparece nas coleções:D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conversas à deriva_Albertina Raposo_PDFA.pdf344.95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons