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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5513
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Título: Efeitos do treino intervalado de alta intensidade (HIIT) em adolescentes: Impacto na aptidão física e capacidade cognitiva de adolescentes da cidade de Beja, Portugal
Autor: Dias, Renata Alexandra Antunes
Orientador: Alves, Ana Sofia Ruivo
Palavras-chave: Treino intervalado de alta intensidade
HIIT
Exercício físico
Aptidão física
Capacidade cognitiva
Atenção
Adolescentes
Escola
Data: 22-Out-2021
Citação: Dias, R. (2021). Efeitos do treino intervalado de alta intensidade (HIIT) em adolescentes: Impacto na aptidão física e capacidade cognitiva de adolescentes da cidade de Beja, Portugal. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5513
Resumo: Enquadramento: Sedentarismo e inatividade física nos adolescentes são cada vez mais elevados (HBSC, 2018; Loureiro et al., 2021), trazendo problemas para a saúde física e saúde mental (WHO, 2020). O HIIT demonstra que apesar de ser uma metodologia rápida e de aplicação e execução fácil traz benefícios muito positivos para os adolescentes (O’Donovan et al., 2010; Jung et al. 2014). Metodologia: O presente estudo utilizou o questionário de avaliação da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (versão reduzida); Avaliação da Composição Corporal e Avaliação da Aptidão Física. Participaram no estudo 43 alunos, da escola Secundária Diogo Gouveia, de Beja. Tendo sido aplicado um protocolo de HIIT com uma duração de 8 semanas. Com idades entre os 16 e os 18 anos (16.77 ± 0.61 anos), onde 53.5% (n=23) são rapazes e 46.5% raparigas (n=20). Resultados: O presente estudo demonstrou que a prática de atividade física principalmente se for vigorosa como o treino intervalado de alta intensidade traz melhorias e benefícios para a aptidão física e capacidade cognitiva (i.e., atenção). Conclusões: O programa de treino intervalado de alta intensidade independente do protocolo e metodologia atualizada proporcionou melhorias na aptidão física, capacidade cognitiva e composição corporal dos adolescentes.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5513
Designação: Dissertação de mestrado em Atividade física e saúde. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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