Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T14:04:43Z | - |
dc.date.available | 2021-03-16T14:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Organização e tratamento de dados | por |
dc.subject | Tarefas do quotidiano | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.title | A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 188 f. | por |
degois.identifier.tid | 202630013 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alexandre+Borralho_pdfa.pdf | 4.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License