Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário Paulo Lameiras de-
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira-
dc.contributor.authorBorralho, Alexandre Filipe Guerreiro-
dc.date.accessioned2021-03-16T14:04:43Z-
dc.date.available2021-03-16T14:04:43Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5337-
dc.description.abstractO presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospor
dc.subjectTarefas do quotidianopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectPré-escolar e 1º ciclo do ensino básicopor
dc.titleA organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidianopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination188 f.por
degois.identifier.tid202630013por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Alexandre+Borralho_pdfa.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons