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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5307
Título: | Competências empreendedoras nos jovens do ensino profissional |
Autor: | Mestre, Rita de Jesus |
Orientador: | Faria, Maria Cristina Campos de Sousa |
Palavras-chave: | Jovens Empreendedorismo Ensino profissional Educação Empreendedora Projeto de vida |
Data: | 28-Jun-2019 |
Citação: | Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objetivo perceber a existência de competências empreendedoras nos alunos do ensino profissional. A investigação decorreu numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, situada na NUT III (Nomenclatura de Unidades Territoriais) – Alentejo Litoral, participaram neste estudo 108 alunos do ensino profissional e 1 professor especialista, considerado com conhecimentos relevantes para a temática em estudo. No estudo foram consideradas cinco dimensões de análise: 1) caraterização dos participantes;2) perspetivas futuras de profissão; 3) motivação para continuar os estudos; 4) criação da própria empresa e 5) criação de uma disciplina de empreendedorismo.Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação do questionário de Perspetivas Futuras da Profissão e do Questionário de Competências Empreendedoras aplicado aos alunos, bem como da entrevista feita ao professor especialista. A informação recolhida durante a investigação permitiu perceber que os alunos do ensino profissional possuem competências empreendedoras, que lhes possibilita ter ideias empreendedoras e construtivas mas que no entanto revelam depois fragilidades em algumas dessas competências, pelo que se torna importante tomar medidas dentro da Escola para que as possam desenvolver e potenciar de forma a utilizar essas mesmas competências para a orientação do seu futuro de vida, projetando-o de forma adequada, positiva, objetiva e motivada para um futuro positivo, devendo tornar-se empreendedores da sua vida transformando-a numa empresa de sucesso.Com base nas evidências do estudo foi elaborada uma proposta de projeto de intervenção denominada “Projeto de Vida & Empreendedorismo nos Jovens do Ensino Profissional” direcionada para os alunos da Escola Profissional, que visa o desenvolvimento de uma disciplina na estrutura curricular, que contemple 1) o desenvolvimento de competências pessoais e de florescimento dos jovens; 2) organização de um projeto de vida; 3) competências empreendedoras e 4) criação de um projeto de aptidão profissional empreendedor. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5307 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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