Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5307
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Maria Cristina Campos de Sousa | - |
dc.contributor.author | Mestre, Rita de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T11:30:20Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T11:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5307 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como principal objetivo perceber a existência de competências empreendedoras nos alunos do ensino profissional. A investigação decorreu numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, situada na NUT III (Nomenclatura de Unidades Territoriais) – Alentejo Litoral, participaram neste estudo 108 alunos do ensino profissional e 1 professor especialista, considerado com conhecimentos relevantes para a temática em estudo. No estudo foram consideradas cinco dimensões de análise: 1) caraterização dos participantes;2) perspetivas futuras de profissão; 3) motivação para continuar os estudos; 4) criação da própria empresa e 5) criação de uma disciplina de empreendedorismo.Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação do questionário de Perspetivas Futuras da Profissão e do Questionário de Competências Empreendedoras aplicado aos alunos, bem como da entrevista feita ao professor especialista. A informação recolhida durante a investigação permitiu perceber que os alunos do ensino profissional possuem competências empreendedoras, que lhes possibilita ter ideias empreendedoras e construtivas mas que no entanto revelam depois fragilidades em algumas dessas competências, pelo que se torna importante tomar medidas dentro da Escola para que as possam desenvolver e potenciar de forma a utilizar essas mesmas competências para a orientação do seu futuro de vida, projetando-o de forma adequada, positiva, objetiva e motivada para um futuro positivo, devendo tornar-se empreendedores da sua vida transformando-a numa empresa de sucesso.Com base nas evidências do estudo foi elaborada uma proposta de projeto de intervenção denominada “Projeto de Vida & Empreendedorismo nos Jovens do Ensino Profissional” direcionada para os alunos da Escola Profissional, que visa o desenvolvimento de uma disciplina na estrutura curricular, que contemple 1) o desenvolvimento de competências pessoais e de florescimento dos jovens; 2) organização de um projeto de vida; 3) competências empreendedoras e 4) criação de um projeto de aptidão profissional empreendedor. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Ensino profissional | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Empreendedora | por |
dc.subject | Projeto de vida | por |
dc.title | Competências empreendedoras nos jovens do ensino profissional | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 106 f. | por |
degois.identifier.tid | 202448207 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RitaMestre_dissertação_2019_PDFA.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License