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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4818
Título: | Meaning assigned to emotional competence of the nurse: empirical study and impact on education |
Outros títulos: | Significados atribuídos à Competência Emocional do Enfermeiro: estudo empírico e impacto na educação Significados de la Competencia Emocional de la enfermera: estudio clínico y el impacto sobre la educación |
Autor: | Xavier, Sandra Nunes, Lucilia |
Palavras-chave: | Competência clínica Emoções Métodos Assistência terminal Enfermagem |
Data: | Ago-2016 |
Citação: | Xavier, S. & Nunes, L. (2016). Meaning assigned to emotional competence of the nurse – empirical study and impact on education. RIASE Online Revista IberoAmericana de saúde e Envelhecimento. 2(2): 620–636. |
Resumo: | Objetivo: em vários estudos recentemente realizados, o lugar das emoções na prática de enfermagem surgiu principalmente focado no nível de experiência emocional, aumentando a necessidade de significar a competência emocional do enfermeiro, a fim de encontrar contributos que permitam conhecer e compreender as diferentes dimensões e identificar a sua finalidade no proporcionar conforto à pessoa hospitalizada numa unidade de cuidados paliativos. Métodos: dado que se procuram os signifcados, a abordagem metodológica assumiu uma natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a análise crítica do discurso de Fairclough para configurar o fenómeno. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros e doentes que experienciavam a última etapa da vida, ambos presentes em unidades de cuidados paliativos. Foram entrevistadas trinta e quatro enfermeiras e doze pessoas vivendo o fim da vida. Resultados: a análise e a compreensão da prática social em estudo permitiram construir o construto “competência emocional de enfermeiros”, juntamente com declarações descritivas de cinco capacidades e vinte e uma unidades de competência que o compõem. Conclusões: através da redução e da abstração teórica, o corpus discursivo revelou que a construção da “competência emocional dos enfermeiros” é concetualizada como um conjunto de capacidades que nos permitem conhecer, regular, alcançar e gerir fenómenos emocionais para construir e sustentar relações interpessoais em ambiente afetivo; e podemos explorar a influência na educação ou na gestão. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4818 |
ISSN: | 2183-6663 |
Versão do Editor: | http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/137 |
Aparece nas coleções: | D-SA - Artigos em revistas não indexadas à WoS/Scopus |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Meaning assigned to Emotional Competence of the Nurse_empirical study and impact on education.pdf | 625.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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