Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4818
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Sandra | - |
dc.contributor.author | Nunes, Lucilia | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T14:37:30Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25T14:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-08 | - |
dc.identifier.citation | Xavier, S. & Nunes, L. (2016). Meaning assigned to emotional competence of the nurse – empirical study and impact on education. RIASE Online Revista IberoAmericana de saúde e Envelhecimento. 2(2): 620–636. | por |
dc.identifier.issn | 2183-6663 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4818 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: em vários estudos recentemente realizados, o lugar das emoções na prática de enfermagem surgiu principalmente focado no nível de experiência emocional, aumentando a necessidade de significar a competência emocional do enfermeiro, a fim de encontrar contributos que permitam conhecer e compreender as diferentes dimensões e identificar a sua finalidade no proporcionar conforto à pessoa hospitalizada numa unidade de cuidados paliativos. Métodos: dado que se procuram os signifcados, a abordagem metodológica assumiu uma natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a análise crítica do discurso de Fairclough para configurar o fenómeno. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros e doentes que experienciavam a última etapa da vida, ambos presentes em unidades de cuidados paliativos. Foram entrevistadas trinta e quatro enfermeiras e doze pessoas vivendo o fim da vida. Resultados: a análise e a compreensão da prática social em estudo permitiram construir o construto “competência emocional de enfermeiros”, juntamente com declarações descritivas de cinco capacidades e vinte e uma unidades de competência que o compõem. Conclusões: através da redução e da abstração teórica, o corpus discursivo revelou que a construção da “competência emocional dos enfermeiros” é concetualizada como um conjunto de capacidades que nos permitem conhecer, regular, alcançar e gerir fenómenos emocionais para construir e sustentar relações interpessoais em ambiente afetivo; e podemos explorar a influência na educação ou na gestão. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Competência clínica | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Métodos | por |
dc.subject | Assistência terminal | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.title | Meaning assigned to emotional competence of the nurse: empirical study and impact on education | por |
dc.title.alternative | Significados atribuídos à Competência Emocional do Enfermeiro: estudo empírico e impacto na educação | por |
dc.title.alternative | Significados de la Competencia Emocional de la enfermera: estudio clínico y el impacto sobre la educación | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/137 | por |
degois.publication.title | RIASE - Revista Ibero-Americana de saúde e envelhecimento | por |
Appears in Collections: | D-SA - Artigos em revistas não indexadas à WoS/Scopus |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Meaning assigned to Emotional Competence of the Nurse_empirical study and impact on education.pdf | 625.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License