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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4730
Title: | O Projeto Educativo Municipal enquanto recurso para uma gestão partilhada e participada dos territórios educativos: o caso do município de Alvito |
Authors: | Machado, Filomena Saúde, Sandra Lopes, Sandra |
Keywords: | Plano Estratégico Educativo Municipal Carta Educativa Território Educativo Metodologia participativa de projeto |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Sociologia |
Citation: | Machado, F., Saúde, S. & Lopes, S. (2017). O Projeto Educativo Municipal enquanto recurso para uma gestão partilhada e participada dos territórios educativos: o caso do município de Alvito. In Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-3-7. Disponível em https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0135.pdf |
Abstract: | O Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) é um instrumento de planeamento municipal em educação, previsto, no decreto-lei nº 30/2015, de 12 de Fevereiro e no decreto-lei n.º 72/2015, de 11 de Maio. O primeiro decreto concretiza o regime de delegação de competências nos municípios e entidades intermunicipais no domínio de funções sociais (incluindo a educação) e o segundo decreto constitui a mais recente alteração ao decreto-lei 7/2003, de 15 de Janeiro, que instituiu a elaboração da carta educativa. Estes instrumentos têm-se constituído como oportunidades para os municípios coordenarem a política educativa local, nos seus diferentes níveis de intervenção. Neste âmbito, assumem particular relevância, os conceitos de território e de projeto educativo municipal, pautados por uma diversidade de princípios e processos no domínio da planificação, da gestão e da mobilização local dos atores. Ao explorarmos os fundamentos e a forma como se processa a construção partilhada da ação nos territórios educativos e, em particular, do PEEM, toma- se como caso, o município de Alvito. A partir da análise dos aspetos singulares do território educativo de Alvito, o presente artigo explora as características, as fases, as mais - valias e os resultados preliminares da construção do primeiro PEEM de Alvito, enquanto instrumento de gestão estratégica e sustentável deste território educativo. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4730 |
ISBN: | 978-989-97981-3-7 |
Publisher version: | https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0135.pdf |
Appears in Collections: | D-ECSC - Comunicações com peer review |
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