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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Machado, Filomena | - |
dc.contributor.author | Saúde, Sandra | - |
dc.contributor.author | Lopes, Sandra | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-15T12:51:37Z | - |
dc.date.available | 2018-10-15T12:51:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Machado, F., Saúde, S. & Lopes, S. (2017). O Projeto Educativo Municipal enquanto recurso para uma gestão partilhada e participada dos territórios educativos: o caso do município de Alvito. In Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-3-7. Disponível em https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0135.pdf | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97981-3-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4730 | - |
dc.description.abstract | O Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) é um instrumento de planeamento municipal em educação, previsto, no decreto-lei nº 30/2015, de 12 de Fevereiro e no decreto-lei n.º 72/2015, de 11 de Maio. O primeiro decreto concretiza o regime de delegação de competências nos municípios e entidades intermunicipais no domínio de funções sociais (incluindo a educação) e o segundo decreto constitui a mais recente alteração ao decreto-lei 7/2003, de 15 de Janeiro, que instituiu a elaboração da carta educativa. Estes instrumentos têm-se constituído como oportunidades para os municípios coordenarem a política educativa local, nos seus diferentes níveis de intervenção. Neste âmbito, assumem particular relevância, os conceitos de território e de projeto educativo municipal, pautados por uma diversidade de princípios e processos no domínio da planificação, da gestão e da mobilização local dos atores. Ao explorarmos os fundamentos e a forma como se processa a construção partilhada da ação nos territórios educativos e, em particular, do PEEM, toma- se como caso, o município de Alvito. A partir da análise dos aspetos singulares do território educativo de Alvito, o presente artigo explora as características, as fases, as mais - valias e os resultados preliminares da construção do primeiro PEEM de Alvito, enquanto instrumento de gestão estratégica e sustentável deste território educativo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | por |
dc.relation.ispartof | Atas do IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Plano Estratégico Educativo Municipal | por |
dc.subject | Carta Educativa | por |
dc.subject | Território Educativo | por |
dc.subject | Metodologia participativa de projeto | por |
dc.title | O Projeto Educativo Municipal enquanto recurso para uma gestão partilhada e participada dos territórios educativos: o caso do município de Alvito | por |
dc.type | conferenceObject | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0135.pdf | por |
dc.pagination | 16 p. | por |
degois.publication.title | IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios | por |
Appears in Collections: | D-ECSC - Comunicações com peer review |
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