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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4730
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Filomena-
dc.contributor.authorSaúde, Sandra-
dc.contributor.authorLopes, Sandra-
dc.date.accessioned2018-10-15T12:51:37Z-
dc.date.available2018-10-15T12:51:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMachado, F., Saúde, S. & Lopes, S. (2017). O Projeto Educativo Municipal enquanto recurso para uma gestão partilhada e participada dos territórios educativos: o caso do município de Alvito. In Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-3-7. Disponível em https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0135.pdfpor
dc.identifier.isbn978-989-97981-3-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4730-
dc.description.abstractO Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) é um instrumento de planeamento municipal em educação, previsto, no decreto-lei nº 30/2015, de 12 de Fevereiro e no decreto-lei n.º 72/2015, de 11 de Maio. O primeiro decreto concretiza o regime de delegação de competências nos municípios e entidades intermunicipais no domínio de funções sociais (incluindo a educação) e o segundo decreto constitui a mais recente alteração ao decreto-lei 7/2003, de 15 de Janeiro, que instituiu a elaboração da carta educativa. Estes instrumentos têm-se constituído como oportunidades para os municípios coordenarem a política educativa local, nos seus diferentes níveis de intervenção. Neste âmbito, assumem particular relevância, os conceitos de território e de projeto educativo municipal, pautados por uma diversidade de princípios e processos no domínio da planificação, da gestão e da mobilização local dos atores. Ao explorarmos os fundamentos e a forma como se processa a construção partilhada da ação nos territórios educativos e, em particular, do PEEM, toma- se como caso, o município de Alvito. A partir da análise dos aspetos singulares do território educativo de Alvito, o presente artigo explora as características, as fases, as mais - valias e os resultados preliminares da construção do primeiro PEEM de Alvito, enquanto instrumento de gestão estratégica e sustentável deste território educativo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapor
dc.relation.ispartofAtas do IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territóriospor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectPlano Estratégico Educativo Municipalpor
dc.subjectCarta Educativapor
dc.subjectTerritório Educativopor
dc.subjectMetodologia participativa de projetopor
dc.titleO Projeto Educativo Municipal enquanto recurso para uma gestão partilhada e participada dos territórios educativos: o caso do município de Alvitopor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0135.pdfpor
dc.pagination16 p.por
degois.publication.titleIX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territóriospor
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