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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4728
wcag
Título: A avaliação de desempenho das instituições de ensino superior politécnico: tensões e reconfigurações resultantes da adoção de métricas específicas
Autor: Saúde, Sandra
Lopes, Sandra
Borralho, Carlos
Féria, Isidro
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho
Instituições de Ensino Superior Politécnico;
Indicadores de desempenho
Gestão Estratégica
Data: Jul-2017
Editora: Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Saúde, S., Lopes, S., Borralho, C. & Féria, I. (2017). A Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior Politécnico: tensões e reconfigurações resultantes da adoção de métricas específicas. In Congresso Português de Sociologia, 9, Faro, 2016 - "Portugal [Em linha]: território de territórios: atas". Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016. ISBN: 978-989-97981-2-0. 14 p. Disponível em https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0148.pdf
Resumo: Alinhado com a estrutura binária do sistema de ensino superior em Portugal, subdividido em universidades e politécnicos, foi assumido pela tutela, em 2014, a necessidade de identificar indicadores de desempenho diferenciados, passíveis de melhor aferir o efeito e a qualidade da ação desenvolvida. Para as Instituições de Ensino Superior Politécnico (IESP) assumiu-se como necessário definir “(…) indicadores de desempenho para a produção, transferência e difusão do conhecimento” (FCT, 2014 , p.1), isto é, que permitissem aferir “(…) as atividades de investigação aplicada e de criação cultural e o seu impacto para as regiões em que estão inseridas (…)” (FCT, 2014, p.1). Tendo por base a apresentação de indicadores específicos a considerar na avaliação de desempenho das IESP, desenvolvidos no âmbito de um projeto de investigação financiado pela FCT, centramos a reflexão em torno das tensões, reconfigurações e mais-valias para a gestão da dinâmica organizacional e educativa que destas novas métricas poderão induzir. Os indicadores de avaliação propostos permitem, por agregação sucessiva, tipificar e caracterizar a performance desagregada (ETI/Departamento/IES) ao nível da investigação aplicada, da transferência de conhecimento e da qualificação populacional e do contributo para a dinâmica territorial que distinguem o perfil de ação do Ensino Superior Politécnico.
Descrição: Atas do IX Congresso Português de Sociologia «Portugal, território de territórios», realizado na Universidade do Algarve, Faro, de 6-8 julho de 2016
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4728
ISBN: 978-989-97981-3-7
Versão do Editor: https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0148.pdf
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