Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659
Title: | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo |
Authors: | Bonito, Ana Isabel Lacão |
Orientador: | Ramalho, José Pereirinha |
Keywords: | Educação inclusiva Atividades de enriquecimento curricular Necessidades educativas especiais |
Issue Date: | 12-Jul-2017 |
Citation: | Bonito, A. (2017). A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | Este estudo tem como finalidade verificar e compreender fatores de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), num agrupamento do Baixo Alentejo. Pretende-se também averiguar quais os benefícios que estas atividades podem fornecer para o desenvolvimento global dessas crianças. As AEC’s são gratuitas e permitem não só o alargamento do horário dos alunos, assegurando a compatibilidade de horários entre pais e escola, como também contribuem para o enriquecimento do currículo graças à sua natureza lúdica. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais tal como quaisquer outros alunos podem frequentar as AEC’s, basta para tal realizarem a respetiva inscrição. É o principal objeto deste estudo averiguar se a frequência e participação nas referidas AEC’s contribui para o processo de Inclusão. Para a concretização deste trabalho foi realizada uma consulta de documentos internos do Agrupamento N.º 1 de Serpa, foi realizada a uma entrevista e foram aplicados questionários. Na perspetiva dos docentes do 1º ciclo no agrupamento em estudo concluímos que é reconhecido o caráter Inclusivo que as AEC’s podem desempenhar. No entanto, devido à forma como são organizadas estas atividades a Inclusão acaba por não se verificar Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção educativa, no sentido de promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas AEC’s. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Bonito.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License