Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramalho, José Pereirinha | - |
dc.contributor.author | Bonito, Ana Isabel Lacão | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T10:42:11Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T10:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-12 | - |
dc.identifier.citation | Bonito, A. (2017). A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como finalidade verificar e compreender fatores de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), num agrupamento do Baixo Alentejo. Pretende-se também averiguar quais os benefícios que estas atividades podem fornecer para o desenvolvimento global dessas crianças. As AEC’s são gratuitas e permitem não só o alargamento do horário dos alunos, assegurando a compatibilidade de horários entre pais e escola, como também contribuem para o enriquecimento do currículo graças à sua natureza lúdica. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais tal como quaisquer outros alunos podem frequentar as AEC’s, basta para tal realizarem a respetiva inscrição. É o principal objeto deste estudo averiguar se a frequência e participação nas referidas AEC’s contribui para o processo de Inclusão. Para a concretização deste trabalho foi realizada uma consulta de documentos internos do Agrupamento N.º 1 de Serpa, foi realizada a uma entrevista e foram aplicados questionários. Na perspetiva dos docentes do 1º ciclo no agrupamento em estudo concluímos que é reconhecido o caráter Inclusivo que as AEC’s podem desempenhar. No entanto, devido à forma como são organizadas estas atividades a Inclusão acaba por não se verificar Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção educativa, no sentido de promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas AEC’s. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Atividades de enriquecimento curricular | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.title | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 107 f. | por |
degois.identifier.tid | 201729032 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Bonito.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License