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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659
wcag
Título: A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo
Autor: Bonito, Ana Isabel Lacão
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Palavras-chave: Educação inclusiva
Atividades de enriquecimento curricular
Necessidades educativas especiais
Data: 12-Jul-2017
Citação: Bonito, A. (2017). A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Este estudo tem como finalidade verificar e compreender fatores de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), num agrupamento do Baixo Alentejo. Pretende-se também averiguar quais os benefícios que estas atividades podem fornecer para o desenvolvimento global dessas crianças. As AEC’s são gratuitas e permitem não só o alargamento do horário dos alunos, assegurando a compatibilidade de horários entre pais e escola, como também contribuem para o enriquecimento do currículo graças à sua natureza lúdica. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais tal como quaisquer outros alunos podem frequentar as AEC’s, basta para tal realizarem a respetiva inscrição. É o principal objeto deste estudo averiguar se a frequência e participação nas referidas AEC’s contribui para o processo de Inclusão. Para a concretização deste trabalho foi realizada uma consulta de documentos internos do Agrupamento N.º 1 de Serpa, foi realizada a uma entrevista e foram aplicados questionários. Na perspetiva dos docentes do 1º ciclo no agrupamento em estudo concluímos que é reconhecido o caráter Inclusivo que as AEC’s podem desempenhar. No entanto, devido à forma como são organizadas estas atividades a Inclusão acaba por não se verificar Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção educativa, no sentido de promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas AEC’s.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659
Designação: Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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