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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4634
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Title: O contributo das atividades de investigação na abordagem à temática da organização e tratamento de dados: Uma aplicação numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Authors: Dias, Andreia Filipa Pereira
Orientador: Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Keywords: Organização e tratamento de dados
Atividades de investigação
1º ciclo do ensino básico
Matemática
Investigação-ação
Issue Date: 10-Sep-2015
Citation: Dias, A. (2015). O contributo das atividades de investigação na abordagem à temática da organização e tratamento de dados: Uma aplicação numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar e compreender a importância das atividades de investigação no Ensino e Aprendizagem, da temática Organização e Tratamento de Dados. Os sujeitos considerados nesta investigação são alunos de uma turma que frequentam o 2º ano do 1.º ciclo da Educação Básica, na Escola Básica Integrada Santa Maria, constituída por vinte e quatro (24) alunos, com idades compreendidas entre os sete (7) e os onze (11) anos de idade. Para esta investigação, foi adotada a metodologia de investigação-ação aplicado num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, apesar da existência de uma vertente quantitativa. Os dados foram recolhidos a partir de observação (notas de campo, gravações áudio) e entrevistas (professora e alunos). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos compreenderam que para realizar uma atividade de investigação é necessário um tema. Em relação à temática Organização e Tratamento Dados os alunos compreenderam como se precede a recolha de dados e como se organizam os dados recolhidos. Os alunos aprenderam a comunicar as suas ideias, a criticar as ideias dos outros e respeitar diversas opiniões, levando-os a um consenso na realização das atividades. A dificuldade mais visível foi na análise e interpretação dos gráficos, devido à pouca idade e capacidade de interpretação e análise, não conseguindo ir além do óbvio e evidente da observação dos gráficos e das tabelas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4634
Designation: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

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