Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4634
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.author | Dias, Andreia Filipa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T14:14:43Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T14:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-10 | - |
dc.identifier.citation | Dias, A. (2015). O contributo das atividades de investigação na abordagem à temática da organização e tratamento de dados: Uma aplicação numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4634 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar e compreender a importância das atividades de investigação no Ensino e Aprendizagem, da temática Organização e Tratamento de Dados. Os sujeitos considerados nesta investigação são alunos de uma turma que frequentam o 2º ano do 1.º ciclo da Educação Básica, na Escola Básica Integrada Santa Maria, constituída por vinte e quatro (24) alunos, com idades compreendidas entre os sete (7) e os onze (11) anos de idade. Para esta investigação, foi adotada a metodologia de investigação-ação aplicado num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, apesar da existência de uma vertente quantitativa. Os dados foram recolhidos a partir de observação (notas de campo, gravações áudio) e entrevistas (professora e alunos). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos compreenderam que para realizar uma atividade de investigação é necessário um tema. Em relação à temática Organização e Tratamento Dados os alunos compreenderam como se precede a recolha de dados e como se organizam os dados recolhidos. Os alunos aprenderam a comunicar as suas ideias, a criticar as ideias dos outros e respeitar diversas opiniões, levando-os a um consenso na realização das atividades. A dificuldade mais visível foi na análise e interpretação dos gráficos, devido à pouca idade e capacidade de interpretação e análise, não conseguindo ir além do óbvio e evidente da observação dos gráficos e das tabelas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Organização e tratamento de dados | por |
dc.subject | Atividades de investigação | por |
dc.subject | 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.title | O contributo das atividades de investigação na abordagem à temática da organização e tratamento de dados: Uma aplicação numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201034760 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andreia Dias.pdf | 5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License