Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4634
Title: | O contributo das atividades de investigação na abordagem à temática da organização e tratamento de dados: Uma aplicação numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Dias, Andreia Filipa Pereira |
Orientador: | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de |
Keywords: | Organização e tratamento de dados Atividades de investigação 1º ciclo do ensino básico Matemática Investigação-ação |
Issue Date: | 10-Sep-2015 |
Citation: | Dias, A. (2015). O contributo das atividades de investigação na abordagem à temática da organização e tratamento de dados: Uma aplicação numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo analisar e compreender a importância das atividades de investigação no Ensino e Aprendizagem, da temática Organização e Tratamento de Dados. Os sujeitos considerados nesta investigação são alunos de uma turma que frequentam o 2º ano do 1.º ciclo da Educação Básica, na Escola Básica Integrada Santa Maria, constituída por vinte e quatro (24) alunos, com idades compreendidas entre os sete (7) e os onze (11) anos de idade. Para esta investigação, foi adotada a metodologia de investigação-ação aplicado num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, apesar da existência de uma vertente quantitativa. Os dados foram recolhidos a partir de observação (notas de campo, gravações áudio) e entrevistas (professora e alunos). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos compreenderam que para realizar uma atividade de investigação é necessário um tema. Em relação à temática Organização e Tratamento Dados os alunos compreenderam como se precede a recolha de dados e como se organizam os dados recolhidos. Os alunos aprenderam a comunicar as suas ideias, a criticar as ideias dos outros e respeitar diversas opiniões, levando-os a um consenso na realização das atividades. A dificuldade mais visível foi na análise e interpretação dos gráficos, devido à pouca idade e capacidade de interpretação e análise, não conseguindo ir além do óbvio e evidente da observação dos gráficos e das tabelas. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4634 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andreia Dias.pdf | 5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License