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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4617
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Título: Testes intermédios de matemática do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico: Uma análise dos itens de avaliação de acordo com a tipologia do item, a competência e o tema matemático
Autor: Geitoso, Tânia Isabel Dias
Orientador: Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Palavras-chave: Avaliação matemática
Teste intermédio
Tema matemático
Competências matemáticas e tipologia do item em avaliação
Data: 28-Out-2015
Citação: Geitoso, T. (2015). Testes intermédios de matemática do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico: Uma análise dos itens de avaliação de acordo com a tipologia do item, a competência e o tema matemático. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação que incide sobre o estudo da estrutura organizacional de um instrumento de avaliação diagnóstica e de construção externa, embora a sua correção seja feita de forma interna – os testes intermédios de Matemática do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Efetuamos uma análise dos itens contemplados nos instrumentos de avaliação por categorias, que incluiu o “Tema Matemático”, “Competência Matemática” e a “Tipologia do Item”, presentes nos diversos testes intermédios de Matemática do 2º Ano, apresentado de forma gráfica as relações estabelecidas entre diferentes subcategorias conseguindo-se, assim, obter uma visão da estrutura organizacional dada a estes elementos de avaliação. Pretendeu-se ainda inventariar um conjunto de estratégias que sejam adequadas para a preparação dos alunos para este tipo de avaliação. Consiste num projeto de investigação-ação cuja metodologia é de natureza qualitativa, ainda que se usem algumas técnicas quantitativas. O trabalho permitem-nos concluir que, a realização deste tipo de prova, nomeadamente os testes intermédios do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico, é importante, nomeadamente por ser um ato de avaliação realizado a meio de um ciclo de estudos, onde se podem detetar falhas na aprendizagem e de modo a serem colmatadas e / ou pelo menos sinalizadas e trabalhadas na perspetiva de melhoria das futuras aprendizagens.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4617
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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