Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4617
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário Paulo Lameiras de-
dc.contributor.authorGeitoso, Tânia Isabel Dias-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:58:12Z-
dc.date.available2018-06-15T13:58:12Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.identifier.citationGeitoso, T. (2015). Testes intermédios de matemática do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico: Uma análise dos itens de avaliação de acordo com a tipologia do item, a competência e o tema matemático. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4617-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma investigação que incide sobre o estudo da estrutura organizacional de um instrumento de avaliação diagnóstica e de construção externa, embora a sua correção seja feita de forma interna – os testes intermédios de Matemática do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Efetuamos uma análise dos itens contemplados nos instrumentos de avaliação por categorias, que incluiu o “Tema Matemático”, “Competência Matemática” e a “Tipologia do Item”, presentes nos diversos testes intermédios de Matemática do 2º Ano, apresentado de forma gráfica as relações estabelecidas entre diferentes subcategorias conseguindo-se, assim, obter uma visão da estrutura organizacional dada a estes elementos de avaliação. Pretendeu-se ainda inventariar um conjunto de estratégias que sejam adequadas para a preparação dos alunos para este tipo de avaliação. Consiste num projeto de investigação-ação cuja metodologia é de natureza qualitativa, ainda que se usem algumas técnicas quantitativas. O trabalho permitem-nos concluir que, a realização deste tipo de prova, nomeadamente os testes intermédios do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico, é importante, nomeadamente por ser um ato de avaliação realizado a meio de um ciclo de estudos, onde se podem detetar falhas na aprendizagem e de modo a serem colmatadas e / ou pelo menos sinalizadas e trabalhadas na perspetiva de melhoria das futuras aprendizagens.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAvaliação matemáticapor
dc.subjectTeste intermédiopor
dc.subjectTema matemáticopor
dc.subjectCompetências matemáticas e tipologia do item em avaliaçãopor
dc.titleTestes intermédios de matemática do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico: Uma análise dos itens de avaliação de acordo com a tipologia do item, a competência e o tema matemáticopor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201870851por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Tânia Geitoso.pdf8.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons