Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4577
wcag
Título: Fatores facilitadores de intervenção educativa em IPI com famílias e crianças
Autor: Caldeira, Maria de Lourdes Pinto Pão Duro
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Palavras-chave: Intervenção precoce
Técnico de educação
Criança
Formação
Transdisciplinaridade
Data: 10-Dez-2015
Citação: Caldeira, M. (2015). Fatores facilitadores de intervenção educativa em IPI com famílias e crianças. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O Sistema Nacional de Intervenção Precoce, baseado nos normativos, norteia que os profissionais deverão implementar práticas de envolvimento e cooperação visando a capacitação, autonomia e empoderamento familiar. Quanto mais cedo se iniciar a intervenção, maior é o potencial de desenvolvimento de cada criança, visando futuramente a sua integração na sociedade. O profissional de educação é um dos elementos das equipas locais de intervenção e como tal deve de estar capacitado para cooperar com a família e ser muitas vezes o mediador entre esta e os serviços da comunidade que melhor respondam às necessidades encontradas. Tendo em consideração que a formação docente incide essencialmente sobre o desenvolvimento da criança e metodologias educativas pôs-se a questão “Quais os fatores facilitadores da intervenção educativa em IP, com famílias e crianças?” A investigação realizada enquadra-se tendencialmente no modelo Estudo de Caso, com a utilização da entrevista como técnica privilegiada de recolha de dados, junto de duas Equipas de Locais de Intervenção bem como junto de membros de educação e Segurança Social pertencentes ao Núcleo de Supervisão Técnica. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu elencar os facilitadores de intervenção dos profissionais junto da família, sendo que o modelo de intervenção ideal destacado é o modelo Transdisciplinar. De igual modo, também foi possível proceder ao levantamento das necessidades dos profissionais a vários níveis que serviram de base a uma propostas de formação junto dos profissionais de IP, apontando-se para uma maior incidência na formação inicial dos cursos e formação contínua na modalidade de cursos de formações e/ou workshops.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4577
Designação: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lourdes Caldeira.pdf2.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons