Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4575
wcag
Title: Avaliação do desempenho de duas membranas de ultrafiltração para a separação da fração proteica de sorelho de ovelha: Processos de ultrafiltração/diafiltração
Authors: Morais, Nádia Patrícia de Oliveira
Orientador: Macedo, Antónia Teresa Zorro Nobre
Keywords: Sorelho de ovelha
Ultrafiltração
Dia-ultrafiltração,
Concentrados proteicos
Issue Date: 27-Apr-2017
Citation: Morais, N. (2017). Avaliação do desempenho de duas membranas de ultrafiltração para a separação da fração proteica de sorelho de ovelha: Processos de ultrafiltração/diafiltração. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Este trabalho teve como objetivos comparar o desempenho de duas membranas de ultrafiltração para a recuperação da fração proteica de sorelho de ovelha e avaliar métodos de dia/ultrafiltração para a sua purificação. O trabalho experimental envolveu a realização de ensaios de ultrafiltração e dia- ultrafiltração até um fator de concentração volúmico (FCV) de 2,0, com membranas RC70PP e ETNA 01 PP, de pesos moleculares de corte de 10 e 1 kDa, respetivamente. Os ensaios foram realizados nas mesmas condições de pressão, caudal de circulação e temperatura, respetivamente 2,0 bar, 10 Lmin-1e 25°C. Os ensaios de dia-ultrafiltração foram realizados em modo descontínuo, com diferentes metodologias: só com adição de água (simples) e com adição intercalada de diafiltrado (mista). O desempenho das membranas foi determinado em termos de fluxos de permeado e coeficientes de rejeição aparente aos sólidos totais, sais, proteína e lactose. As membranas ETNA 01 PP apresentaram menores fluxos de permeado (produtividade inferior), mas melhor seletividade para separar a fração proteica e a lactose, porque os coeficientes de rejeição aparente à proteína foram superiores (95,0%) e os da lactose inferiores (2,7%). A diafiltração simples foi mais eficiente porque permitiu maiores remoções de lactose e sais, respetivamente 30% e 20%. Futuramente a ultrafiltração de sorelho será realizada até maiores fatores de concentração e o processo de diafiltração será estudado mais detalhadamente.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4575
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª Alimentar. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2017
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Nádia Morais.pdf7.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons